Taboão da Serra: Rodrigo Falcão usa vídeo para se defender e diz que não foi comunicado sobre exoneração
Portal O Taboanense e Gazeta de S. Paulo
Após o anúncio da sua exoneração da Secretaria de Segurança de Taboão da Serra, a reportagem procurou o delegado Rodrigo Falcão enviou um vídeo e cópia do boletim de ocorrência a respeito do que aconteceu durante a abordagem onde ele aparece dando um soco em uma mulher. Segundo ele, até o momento não foi comunicado oficialmente sobre sua exoneração da pasta.
No vídeo, Falcão aparece questionado uma mulher, ele a acusa de chamá-lo de ladrão e agredi-lo. “você olha pra minha cara e diz que eu roubo? … “me dá um copada no peito, tapa na cara, chama de ladrão?”.
A mulher responde que “usa a arma que tem”. E diz que errou. “Errei porque fui em cima de você”, em outro trecho ela confirma que bateu no rosto de Falcão, “ meti e assumo”, diz ela.
No boletim de ocorrência, Falcão aparece como vítima e também como delegado que assina o documento, o episódio ocorreu por volta das 23h do dia 11 de agosto de 2020.
O documento diz que guardas municipais foram à rua Elizabetta Lips, no Jardim Maria Rosa, para atender a uma ocorrência de perturbação de sossego. Ainda segundo o documento, enquanto agentes orientavam uma mulher de 48 anos sobre as restrições impostas pela prefeitura diante da pandemia, o delegado Falcão teria chegado ao local.
Após uma discussão, a mulher teria atirado um copo no peito do delegado. Na delegacia, conforme o registro policial, todos os guardas presentes na ocorrência afirmaram ter visto a mulher dar um tapa em Falcão.
No documento não há menção sobre o soco dado pelo delegado na mulher. É citado apenas o uso de força moderada para conduzi-la até a delegacia.
No depoimento que consta no boletim de ocorrência, a mulher confirmou ter lançado um copo contra o delegado após ter sido vítima de agressão verbal. Ela disse também ter dado o tapa no delegado por ter sido vítima de preconceito, agressão verbal, gordofobia e abuso de autoridade.
Sobre sua exoneração, até o fechamento desta reportagem o ex-secretário Falcão não se pronunciou, mas o espaço continua aberto.