Taboão da Serra: Said Jorge de Moraes lança livro sobre sua história e memórias
Ao lado da família, Said Jorge de Moraes lança livro sobre sua história em Taboão da Serra
O ex-vereador Said Jorge de Moraes lançou na última terça-feira, dia 9, seu livro de memórias em um evento que reuniu amigos, familiares, políticos e admiradores no Cemur. “O Caminhar do Educador” conta passagens dos seus 80 anos de vida, desde sua infância em Iperó, até sua atuação política e de professor em Taboão da Serra.
› Veja mais fotos do lançamento do livro O Caminhar do Educador
O lançamento do livro foi uma grande comemoração, uma ode a educação. Alunos da rede municipal recitaram poesias, cantaram e homenagearam Said que foi secretário de educação em duas oportunidades. “Fico muito feliz em poder reunir tantas pessoas que marcaram minha vida, espero que o livro seja inspiração para gerações futuras”, afirmou.
Entre as principais passagens do livro, Said disse que o início de sua carreira como professor marcou toda sua vida. “Fui para o sertão muito jovem, dar aula em locais em luz, sem energia elétrica. Isso mudou minha visão do quer era o mundo, do que as pessoas mais precisam. E vi que a educação é a única ferramenta para se mudar o mundo”.
O jornalista Hugo Augusto Rodrigues, organizador do livro, falou sobre o processo trabalhoso de editar a obra. “Fico feliz, porque o livro trata da história do Said mas também de Iperó, que a cidade natal dele e minha também, então isso acabou reforçando ainda mais a ligação entre nós e deu um incentivo maior. Esse era um sonho que ele tinha, contar a história dos primeiros oitenta anos dele e então foi um prazer muito grande, o trabalho foi grande, mas o prazer de ajudar a construir o livro foi muito maior”.
Para Hugo, a organização do livro foi complicada e trabalhosa. “A primeira conversa que a gente teve, em junho do ano passado, eles foram até Iperó e o Tanaka, irmão do Said, me entregou uma pasta com três textos e disse que o Said estava pensando em escrever o livro. Depois disso, os textos começaram a chegar pelo e-mail, de três viraram 63 e essa foi a grande missão , transformar esse material, dar ritmo nos textos para que virasse ele livro que estamos lançando hoje”.
Repercussão
A presidente da Câmara Municipal Joice Silva prestigiou o lançamento do livro de Said e falou sobre a importância dele para a história do município. “O livro fala de grandes pessoas de Taboão da Serra, de vereadores, de pessoas que ajudaram a construir a cidade, fala da nossa história. E acho que é muito importante, o Said tem um currículo incrível, tem uma história maravilhosa na nossa cidade e hoje deixa um pouquinho dessa história para eternizar nossa cidade”.
O vereador Cido também esteve presente e disse que “O professor Said é uma pessoa que tem sua história ligada a educação de Taboão da Serra. Hoje Taboão da Serra tem um Ideb muito alto e isso é uma construção, desde a época que o Said foi secretário nossa cidade sempre teve essa preocupação com a educação. Ele com sua simplicidade, com sua educação, com seu caráter nos brinda com suas memórias em um livro que é também sobre a história do nosso município”.
Prestigiaram ainda a noite de autógrafos o vereador Ronaldo Onishi, a secretária de assistência social Arlete Silva, o secretário de educação João Medeiros, o secretário de finanças, Adelço Bührer Júnior, os ex-vereadores Professor Fenólio e Salvador Grisafi, o ex-secretário Orlindo, os advogados Márcio Delfino e Paulo Pereira, o ex-diretor da Câmara Municipal Ademir Valente, além de diversos professores e diretores.
A publicação será vendida por R$ 50 e todo dinheiro arrecadado será destinado as obras da Associação dos Deficientes de Taboão da Serra (ADT). Mais de 70 exemplares foram vendidos no dia do lançamento, em breve será disponibilizado em pontos de venda em Taboão da Serra e região.