Taboão da Serra: Santuário comemora dia de Santa Terezinha com cinco missas nesta sexta-feira, 1º
Na próxima sexta-feira, 1º de outubro, será celebrado em Taboão da Serra o dia de Santa Terezinha, padroeira do município. Para comemorar, o Santuário realizará cinco missas, todas com a benção das rosas, às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h, seguindo todos os protocolos sanitários. Pelo segundo ano consecutivo, devido a pandemia da covid, não haverá a tradicional procissão.
O ministro do Santuário Alexandre Depieri, falou sobre a benção das rosas. “A novena contempla que, a pessoa que ganha uma rosa alcança a graça pedida. Por isso é tradição, no dia de Santa Terezinha a pessoa levar ou ganhar rosa e pedir a benção”.
A devoção a padroeira Santa Terezinha se dá através dos escritos das memórias dela, explicou Depieri. “Quero passar o meu céu, fazendo bem à terra. – Farei cair sobre os homens uma chuva de rosas”.
Dia do Amor Misericordioso de Deus
Uma lei tornou o dia 1º de outubro, feriado municipal em Taboão da Serra. Aprovado em 2015 pela Câmara Municipal, como o “Dia do Amor Misericordioso de Deus” uma data celebrada por católicos, que comemoram também o Dia de Santa Terezinha.
Vale lembrar que na próxima sexta-feira, 1º de outubro, não será feriado em Taboão da Serra. Devido o avanço da pandemia do novo coronavírus no país, o governo municipal antecipou o feriado para 29 de março, com o objetivo de aumentar o isolamento social.
Santa Terezinha
Teresa de Lisieux, também conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, é uma santa católica que pertenceu as Carmelitas Descalças, e é homenageada pela igreja católica na data de 1º de outubro.
Conhecida por ser a padroeira dos missionários, Santa Teresinha (1873 – 1897) morreu aos 24 anos de idade, vítima de tuberculose, em 30 de setembro de 1897, deixando um grande exemplo de amor e fé a Deus.
Teresa nasceu e cresceu numa família santa, e desde cedo conheceu a palavra de Deus através dos seus pais e irmãs.
Proclamada santa em 19 de outubro de 1997, pelo Papa João Paulo II, Santa Teresinha ainda é conhecida por ser padroeira dos doentes de Aids, dos floristas e jardineiros e dos doentes de tuberculose.
Devoção a Santa Tereza do Menino Jesus
Antes de ser canonizada Santa Tereza do Menino Jesus foi beatificada em abril de 1923. Sua canonização foi feita pelo Papa Pio Xl, em 1925 no dia 17 de maio. No ano de 1927 foi declarada Patrona Universal das Missões Católicas. Foi nomeada Padroeira Secundária da França, junto com Santa Joana D’arc. Em 1997 no centenário de sua morte, o Papa João Paulo ll, na Carta Apostólica, Divinis Amoris Scientia, a declara Doutora da Igreja por causa da sua mensagem da Infância Espiritual e da Contemplação da Face de Cristo. Seus pais, Luis Martin e Zélia Guerin, foram beatificados pela Igreja, no ano de 2008, no dia Mundial das Missões, na basílica de Lisieux, dedicada a Santa Terezinha.
Serviço
Santuário Santa Terezinha
Endereço: Rua Teresa Maria Luizetto, 42 – Vila Santa Luzia / Taboão da Serra
Quando: Sexta-feira, dia 1º de outubro
Horário das missas: 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h.