Taboão da Serra se destaca no Revelando SP
ACERVO DO PORTAL O TABOANENSE – MATÉRIA PUBLICADA EM SETEMBRO DE 2003
Cerca de 400 mil pessoas compareceram ao Parque da Água Branca de 13 a 21 de setembro para assistir o 7o Revelando São Paulo. Considerado um dos maiores eventos culturais da Secretaria de Cultura do Estado, o evento apresentou manifestações da cultura paulista tradicional de 180 municípios do Estado. Taboão da Serra encantou o público com esculturas de Luiz Paulino da Cunha, artesanato de Sandra Pochodenko e atores da Paixão de Cristo.
“A qualidade dos artistas Taboanenses é indiscutível, os trabalhos foram bastante elogiados tanto pela comissão organizadora do evento como pelo público”, falou o secretário de Educação e Cultura João Medeiros de Sá Filho. Desde 2001, a Secretaria de Educação e Cultura vinha se esforçando para conseguir um espaço nesse evento, já que dos 645 municípios, apenas 180 conseguiram um espaço.
No estande de Taboão da Serra um grande painel grafitado pelo artista Cristiano mostrava imagens do Parque das Hortênsias e cenas da tradicional encenação da Paixão de Cristo. Esculturas de Luis Paulino da Cunha, que há 19 anos mantém seu ateliê no Km 271,5 da Rodovia Régis Bitencourt fizeram sucesso no evento. Os escultores Gilson Firmino Pereira, 24 anos, Ivanil Mequides dos Santos, 26 anos e João Severino Pires, 71 anos, funcionários do ateliê, demonstraram ao vivo a arte das esculturas. Mais de 20 obras foram vendidas pelos artistas.
As artesãs Sandra Pochodenko e Lourdes Ayres expuseram bandejas, cadeiras, chaveiros e enfeites que foram realizados com restos de madeira da Madeireira Paraná, no Jardim Trianon, onde Sandra trabalha como caseira, juntamente com o marido Zauri. “Vendemos cerca de 40 chaveiros por dia”, comemorou Sandra.
A encenação da Paixão de Cristo em Taboão da Serra, considerada uma das mais antigas do Estado, marcou presença no Revelando São Paulo. Atores como Walter Costa, José de Lucena, Zulhê Vieira, Mário Pazzini e Leandro Benites realizaram uma procissão do Largo do Paissandu até a entrada do Parque da Água Branca, onde foi realizado uma esquete do Domingo de Ramos encantando o público presente. “Participar do Revelando São Paulo é um reconhecimento do grande trabalho artístico realizado em Taboão da Serra”, garante José de Lucena, que dirige há 9 anos a encenação.
Sucesso de público
Além de divulgar os trabalhos dos artistas taboanenses, o evento serviu para mostrar para aos visitantes um pouco da cidade de Taboão da Serra. A estudante Vanessa de Oliveira, moradora de Ferraz de Vasconcelos não conhecia a cidade. “Quero visitar Taboão da Serra e conhecer de perto a encenação da Paixão de Cristo e as peças teatrais da cidade”, falou a estudante.
Muitos moradores de Taboão também foram prestigiar o evento. “Achei fantástica a divulgação dos trabalhos dos nossos artistas “, opinou Áurea Regina Moreira de Macedo, professora da EMI Rosinha.
» A grafia da matéria segue conforme as regras ortográficas da época da publicação