Taboão da Serra sedia a modalidade teatro do Mapa Cultural
ACERVO DO PORTAL O TABOANENSE – MATÉRIA PUBLICADA EM SETEMBRO DE 2003
Pelo quinto ano, Taboão da Serra sediará a fase regional do Mapa Cultural Paulista que acontecerá de 2 a 29 de outubro no Centro Municipal de Recreação e Cultura Carlos Drummond de Andrade (CEMUR), às 20h, com entrada franca. Participarão 20 espetáculos de municípios da grande São Paulo, divididos em duas fases. Taboão da Serra se apresentará dia 22 de outubro representado pela União Teatral Taboão (UTT), com a comédia “O Anel de Magalão”, de Luiz Alberto de Abreu e direção de Will Damas.
Segundo o secretário de Educação e Cultura João Medeiros de Sá Filho, “Taboão vem se destacando dentro do cenário artístico e cultural da região metropolitana. O Cemur hoje é um dos mais importantes centro fomentador da cultura em nossa região”.
Na 1ª fase participam os municípios de Cotia, Santana de Parnaíba, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Santa Isabel, Osasco, Cajamar, Diadema, Carapicuíba e Mauá. Na 2a fase, compete com o município de Taboão da Serra, os municípios de Itapevi, Caieiras, Pirapora do Bom Jesus, Guararema, Suzano, Franco da Rocha, Francisco Morato e Vargem Grande Paulista. Serão classificados para fase estadual dois municípios, sendo um de cada fase.
A secretaria do Estado da Cultura enviará nomes de peso para julgar os espetáculos. A 1a fase será julgada por Bertha Zemel, Ciça Camargo e Celso Sim e a 2a fase contará com Fátima Antoneli, Murilo Borges e Etty Fraser. A festa de premiação da Fase Regional do Festival será no dia 30 de outubro, às 20h, no Cemur.
As duas peças vencedoras da fase regional passarão para a fase estadual do festival onde disputarão com outras regiões do Estado. Os grupos teatrais vencedores na fase estadual receberão prêmios de 7 mil reais para o 1º colocado, 5 mil reais para o 2º e 3 mil para o 3º lugar, além de se apresentarem em vários municípios.
Comédia inicia o Festival
A 1ª fase do Festival começa dia 2 de outubro com a comédia “Convite para um baile mitológico” encenada pela Cia República do Peru, da cidade de Cotia. Através de figuras como Carmen Miranda, Tio Sam e personagens do folclore brasileiro, a peça coloca em discussão o domínio das grandes empresas multinacionais.
Na sexta-feira, o grupo Tebas, da cidade de Santana de Parnaíba apresenta o musical folclórico “O pastoril encantado” que mostra a história de uma simpática vaquinha e um burro atrapalhado que levam uma vida simples em um estábulo em Belém, até que uma grande estrela surge para mudar suas vidas.
» A grafia da matéria segue conforme as regras ortográficas da época da publicação