Taboão da Serra sediou os Jogos da Capital de SP de Capoeira
Jogos da Capital de São Paulo de Capoeira reuniu 200 atletas em Taboão da Serra, as atividades ocorreram no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Monte Alegre, no Cepim e na Faculdade Anhanguera
CIE Monte Alegre recebeu disputas dos Jogos da Capital de São Paulo de Capoeira no sábado, dia 9
Ricardo Lima
A cidade de Taboão da Serra sediou no último sábado e domingo, 9 e 10 de fevereiro, os Jogos da Capital de São Paulo de Capoeira organizado pela instituição Abadá em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. As atividades ocorreram no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Monte Alegre, no Cepim e na Faculdade Anhanguera.
O evento contou com 200 atletas divididos em 10 categorias separados por gênero, graduações e faixa etária. Durante o torneio, teve manifestações culturais de maculelê, jongo, frevo, cacuria, capoeira luta e quedas, além de musicalidade e ritmos, com a história da capoeira em São Paulo, contada pelo professor Mazinho.
Segundo o coordenador de artes marciais, Manoel Carlos, o evento tem o objetivo de difundir a cultura brasileira através da capoeira. “Gostaria de parabenizar a Abadá Capoeira em nome do mestre Cru e mestre Camisa, pelo torneio de alto nível com atletas de grandes equipes e escolher nossa cidade como sede”, falou.
A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promove aulas gratuitas de capoeira ministradas pelo mestre Kiko. As aulas são realizadas no Cepim, no ginásio Ayrton Senna e na quadra do Saporito, todos os dias da semana, no período da manhã e da tarde.
Para se inscrever é necessário ter no mínimo 7 anos, masculino ou feminino, precisa levar aos núcleos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, duas fotografias 3×4, cópias do documentos como comprovante de residência e RG. Nos locais, tem outras atividades esportivas como karatê, zumba, ginástica e judô. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais para se inscrever.
Capoeira
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Com o passar dos anos e com o fim da escravidão no Brasil, a capoeira foi incorporada a cultura brasileira como esporte, ganhando força na Bahia e tendo mestres que projetaram a modalidade para todo o Brasil e para o mundo, como Pastinha e Bimba, entre outros.