Taboão da Serra: taxa de isolamento permanece em 50% no fim de semana
A taxa de isolamento em Taboão da Serra voltou a ficar na média de 50%, número bem abaixo do esperado para iniciar a fase de relaxamento da quarentena. No sábado a cidade registrou 49% e no domingo, 51%.
Pelo plano SP, anunciado pelo governador João Doria, só poderão iniciar a retomada das atividades: as cidades que tiverem taxa de isolamento de pelo menos 55%; as cidades que tiverem redução no número de novos casos por 14 dias seguidos e as cidades que mantiverem ocupação nos leitos de UTI inferior a 60%.
As cidades da região, principalmente Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra não atendem a nenhum dos quesitos propostos pelo Governo do Estado para a retomada das atividades econômicas.
Na região, Embu das Artes é a cidade que mais se aproxima dos 55%, considerado a taxa mínima para o início da reabertura do comércio. No domingo, dia 31, Embu registrou 53% de taxa de isolamento social.
Itapecerica da Serra, que no início da quarentena era uma das cidades que mais respeitava o isolamento em todo Estado, atualmente mantém uma média de 52%.
O PLANO
O plano prevê cinco etapas, que prevê uma abertura gradual até a total reabertura das atividades econômicas e sociais de 14 em 14 dias. As regiões serão classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pelo Comitê de Contingência para Coronavírus e pela Secretaria da Saúde.
A definição estabelece que setores da economia que desejam a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a prefeitura. Caberá à gestão municipal definir quem e quando poderá reabrir.
Segundo o governo do Estado, as regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada sete.