Taboão da Serra: TCE aprova contas da gestão Aprígio
O TCE aprovou nesta terça-feira, dia 1º, as contas do exercício de 2022 da gestão do prefeito Aprígio em Taboão da Serra. O Tribunal já havia aprovado as contas de 2021 e novamente julgou que o prefeito administrou os recursos públicos de forma correta, transparente e dentro da legalidade.
A aprovação de contas envolve diversos aspectos da gestão, como a verificação da aplicação correta dos recursos públicos, o respeito às leis orçamentárias e aos limites de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Um dos fatores mais importantes para a aprovação das contas é a aplicação dos percentuais mínimo dos recursos em áreas essenciais, como saúde e a educação.
Em 2022, a prefeitura de Taboão da Serra as despesas com a Saúde somaram 28,41% dos recursos próprios (quase o dobro dos 15% obrigatórios). Já o investimento em educação, chegou a 29,40% dos recursos próprios (quase 20% a mais que os 25% obrigatórios)
Segundo o Secretário de Finanças e Planejamento da Prefeitura de Taboão da Serra, Antonio Rodrigues, “o Prefeito Aprígio sempre investiu acima dos mínimos constitucionais em saúde e educação. Ele fez o que nenhum outro prefeito conseguiu: aumentou os investimentos públicos em saúde, educação, segurança e mobilidade urbana e ainda deu aumento de salário aos servidores todo anos, tudo sem aumento de impostos”.
Para o Secretário de Finanças, “o prefeito dobrou o orçamento da cidade sem aumentar impostos arrecadando os tributos próprios de forma mais eficiente e justa. Hoje, por exemplo, o contribuinte resolve suas pendências tributárias sem sair de casa, inteiramente pela Internet. Além disso, o Prefeito batalhou com sucesso nestes três anos para trazer recursos federais e estaduais para Taboão da Serra”.