Taboão da Serra tem 32 casos confirmados de sarampo
Até a última quinta-feira, dia 19, o município havia recebido 182 notificações, sendo que 93 estão em análise e 57 já foram descartados, além dos 32 confirmados. O município tem mantido a cobertura vacinal em todos os postos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Vacinação que tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias continua até essa sexta-feira, dia 25
A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra informou que o município registrou 182 notificações de sarampo, sendo que 93 estão em análise, 57 foram descartados e 32 casos foram confirmados, os dados são da última quinta-feira, dia 19.
A secretária de Saúde, Raquel Zaicaner garantiu que não faltam doses da vacina em Taboão da Serra. O município tem mantido a cobertura vacinal em todos os postos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“Temos que ressaltar que o sarampo pode levar a morte e a única forma de prevenção é a imunização, ou seja, precisa tomar a vacina. Sarampo não tem tratamento, o que é tratado são os sintomas que o paciente apresenta. É importante que, principalmente os jovens que fazem parte do público-alvo procurem a imunização em qualquer unidade de saúde”, disse a dra. Raquel Zaicaner.
Com o cartão de vacina em mãos, os pais ou responsáveis deverão ir até a UBS do bairro para que possam receber a dose da vacina conforme a faixa etária. Quando a carteirinha é apresentada, verifica-se a necessidade ou não de a pessoa receber a imunização.
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
– Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
– Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
– Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adulto deve se vacinar contra o sarampo?
– Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
– Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
– Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
– De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
– De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
Para se vacinar é necessário levar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS ou um documento de identidade.