Taboão da Serra tem 32 casos de Dengue registrados no ano
Desde o início do ano Taboão da Serra registrou 32 casos de dengue, 28 deles autóctones (contraídos na própria cidade) e outros quatro casos onde moradores foram infectados em outros lugares. As informações são do Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre Vranjac, da secretaria estadual de saúde.
Os dados relativos aos cinco primeiros meses do ano mostram ainda que Taboão da Serra teve 327 notificações, mas só os 32 casos foram confirmados.
A prefeitura de Taboão da Serra promoveu nos quatro primeiros meses do ano a Operação Verão, ação que contou com diversos serviços como Cata-Bagulho, roçagem, combate ao mosquito Aedes Aegypti e ação antiescorpião.
A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, disse em fevereiro, durante a Operação verão, que a prevenção ainda é a melhor forma de combate. “Este período quente e chuvoso, típico do nosso verão, é propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e de escorpiões. Se todos fizerem a sua parte, não acumulando lixo, entulho ou permitindo a existência de locais onde possa ter água parada ou baratas, os mosquitos e escorpiões não terão vez”, afirmou.
Além disso, uma campanha de conscientização e orientação foi veiculada na mídia local com o intuito de alertar os moradores dos riscos e cuidados necessários com a doença.
Região
Outras cidades da região também tiveram os números da dengue divulgados. Em Embu das Artes foram registrados 39 casos (34 autóctones e cinco importados). Já Embu-Guaçu registrou 12 casos, todos eles contraídos no município.
Já Itapecerica da Serra contabilizou 19 casos (16 autóctones e três importados). Juquitiba e São Lourenço da Serra não registraram nenhum caso de dengue em 2019.