Taboão da Serra tem 5 candidatos a prefeito; confira os nomes e números
Marcos Costa, Nil Félix, Engenheiro Daniel, Aprígio e Fernando Fernandes: um deles será o próximo prefeito de Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A cidade de Taboão da Serra tem 5 candidatos a prefeito registrados para disputar a preferência do eleitor nas eleições municipais 2024, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Taboão da Serra, cinco candidatos disputam o cargo mais alto da prefeitura: Aprígio (Podemos), Fernando Fernandes (PSDB), Engenheiro Daniel (União Brasil), Nil Félix (PSOL) e Marcos Costa (NOVO) e 271 concorrem ao cargo de vereador.
O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo domingo, dia 6 de outubro. Caso necessário, o segundo turno para decidir o prefeito, será realizado no dia 27 de outubro.
Os dados dos candidatos respectivos aos nomes e números de urna, partidos e situação da candidatura foram extraídos do portal de Divulgação de Candidaturas e Contas do TSE.
Como a cidade tem mais de 200 mil eleitores registrados, caso um dos candidatos não receba 50% mais um voto, a eleição será decidida no segundo turno.
Havia uma dúvida em relação ao último pleito sobre a quantidade de eleitores do município, que é o que determina se as cidades terão ou não segundo turno. Assim, foi confirmado que em outubro deste ano Taboão da Serra terá 212.349 eleitores de aptos a votar, o que permite a decisão ser realizada em segundo turno.
Confira os nomes abaixo:
Aprígio – PODE – 20
Aprígio começou sua carreira como servente de pedreiro, trabalhou durante anos na construção civil até montar sua própria construtora já em Taboão da Serra. Há 22 anos fundou a Cooperativa Habitacional Vida Nova. Foi vereador por dois mandatos (2005 a 2008 e 2009 a 2012), se candidatou a prefeito por três vezes, vencendo a última, em 2020. Antes, em 2018, foi eleito deputado estadual em São Paulo. Deixou o cargo para se candidatar à Prefeitura de Taboão da Serra, sendo eleito com 67.853 votos. Em 2024, Aprígio concorre à reeleição.
Engenheiro Daniel – UNIÃO – 44
Daniel Bogalho é engenheiro civil. Ele foi secretário de manutenção de Taboão da Serra de 2016 a 2020, quando deixou a pasta para se candidatar à prefeitura. De 2021 até 2024, foi secretário de obras de Embu das Artes, se afastou para iniciar a corrida ao executivo de Taboão da Serra. Antes, em 2022 ele disputou as eleições como candidato a deputado estadual, mas não se elegeu.
Esta é a segunda vez que engenheiro Daniel concorre ao cargo de prefeito. Em 2020, ele recebeu 66.158 , mas perdeu a disputa para a prefeitura de Taboão da Serra para o atual prefeito Aprígio, por uma diferença de 1.658 votos no segundo turno.
Fernando Fernandes – PSDB – 45
Formado em medicina, Fernando Fernandes foi o primeiro médico do Pirajuçara. Foi vice-prefeito, diretor de saúde e quatro vezes prefeito de Taboão da Serra.
Em 1997 foi eleito prefeito, e com as mudanças na legislação eleitoral, pode candidatar-se pela primeira vez à reeleição municipal, e venceu, deixando o cargo em 2004. Em 2013, voltou a ser prefeito de Taboão da Serra, e reeleito em 2016. Em 2024, Fernandes tenta se eleger prefeito de Taboão da Serra pela quinta vez.
Marcos Costa – NOVO – 30
Marcos Costa é empresário e tem uma longa carreira como comissário de bordo, estudou Direito e Contabilidade. Fluente em inglês ele atuou durante anos como preparador de novos comissários. Foi diretor de cadastro imobiliário no primeiro mandato da gestão Evilásio Farias (de 2005 a 2008).
Essa é a primeira vez que Marcos Costa concorre ao cargo de prefeito. Em 2008 ele foi candidato a vereador em Taboão da Serra, mas não foi eleito. Já em 2018 saiu candidato a deputado estadual pelo Novo, recebendo quase cinco mil votos.
Nil Félix – PSOL – 50
Nil Félix é professora, tem uma carreira volta para a pedagogia. Ela estudou direito e é pós-graduada em Direito Aplicado à Educação. Desde 2011, é professora concursada da Rede Municipal de Taboão da Serra, atuando também no Departamento de Formação de Professores e na Supervisão de Ensino. No ano de 2023, foi Secretária de Cultura e Turismo da atual gestão.
Esta é a primeira vez que Nil Félix concorre ao cargo de prefeito. Em 2020 foi candidata a vereadora, obtendo uma votação expressiva com 2209 votos, mas não foi eleita.