Taboão da Serra tem bairros com o mosquito da Dengue
ACERVO HISTÓRICO – O setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra divulgou relatório que aponta vários bairros da cidade infestados pelas larvas do mosquito da Dengue. As áreas infestadas facilitam a transmissão da doença dentro do município, e já causou o surgimento de 6 casos autóctones.
“Os casos autóctones apareceram em uma área que compreende os bairros do Pazzini, Santa Terezinha, Kuabara e Centro. Apesar das freqüentes vistorias ainda temos encontrado criadouros do mosquito em vários imóveis residenciais, principalmente, em caixas de água mal tampadas, vasos de plantas, calhas e lajes com água empossada”, alertou o coordenador do Programa de Controle da Dengue, doutor Clóvis José de Sá.
O Setor de Zoonoses realizou no mês de março, 2.938 vistorias referentes a notificações de casos suspeitos de Dengue, 732 referentes a delimitação de focos do mosquito, 80 vistorias a pontos estratégicos, 347 vistorias a armadilhas, e 2946 bloqueios e controle de criadouros, totalizando mais de 7.000 vistorias.
Houve um percentual de 23,48% de imóveis que estavam fechados ou que o morador recusou a vistoria do agente. Bairros infestados e com risco de infestação Os bairros infestados onde foram encontradas com freqüência a presença de larvas do mosquito são: Cidade Intercap, Jardim Monte Alegre, Jardim Ouro Preto, Jardim Kanner, Jardim Kuabara, Jardim Frei Galvão, Jardim Santa Luzia, Jardim Bom Tempo, Jardim Maria Rosa e Parque Albina.
Os bairros com risco de infestação devido a atual freqüência de positividade nas armadilhas são: Jardim Trianon, Parque Pinheiros, Jardim Helena, Parque Marabá, Jardim Vila Sônia, Jardim das Oliveiras e Jardim Clementino. Equipe de Zoonoses realiza trabalho educativo nas escolas As escolas públicas do município estão recebendo a equipe de zoonoses que ministra palestras sobre formas de prevenção da doença.
As escolas visitadas durante o mês de março foram: E.E José Roberto Pacheco, E.E Francisco Gonçalves, E.E Domingos Mignoni, E.E Julieta Caldas Ferraz, E. E João Caly, E.E Antônio Ruy Cardoso, E.E Asas Brancas, EMEF Vinícius de Moraes, EMEF Heitor Vila Lobos, EMEF Terezinha Volpato, EMEF Cecília Meireles. As escolas interessadas nas palestras devem entrar em contato com o Setor de Zoonoses, telefones 4801- 8147 – 4786-3287