Taboão da Serra tem cinco candidatos a prefeito, conheça todos os concorrentes
Marcos Costa, Nil Félix, Engenheiro Daniel, Aprígio e Fernando Fernandes: um deles será o próximo prefeito de Taboão da Serra
A partir desta sexta-feira, dia 16, você, eleitor, será bombardeado nas redes sociais com propagandas de candidatos a prefeito e vereador em Taboão da Serra. Está aberta a corrida pela prefeitura e pelas 13 vagas na Câmara Municipal.
O Portal O Taboanense irá acompanhar de perto a eleição que irá escolher o novo prefeito de Taboão da Serra e os 13 vereadores da nossa cidade. Vamos ouvir os cinco candidatos, suas propostas para as áreas mais importantes e os desafios e problemas que nosso município terá pelos próximos quatro anos.
Durante a campanha, iremos realizar um podcast com os cinco candidatos, mantendo a isonomia na cobertura jornalística, além de acompanhar os postulantes a prefeito de Taboão da Serra nas ruas e suas propostas diariamente.
Taboão da Serra conta com um total de 212.349 eleitores aptos a votar nas eleições municipais no dia 6 de outubro de 2024. Desse total, 179.872 (84,71%) realizaram o cadastro biométrico e 32.477 (15,29%) não fizeram a biometria. Como a Justiça Eleitoral não vai mais exigir a biometria para as eleições deste ano, todos poderão votar.
A maioria do eleitorado é composto por mulheres, 54%. Dos 212.349 eleitores, 114.546 são mulheres, 97.793 são homens e 10 não informaram. Cento e doze eleitores estão aptos a votar com o nome social em Taboão da Serra. Taboão da Serra poderá ter segundo turno, caso nenhum candidato alcance a maioria (50%+1) no primeiro turno.
Os cinco candidatos que concorrem à prefeitura de Taboão da Serra são:
Aprígio (Podemos)
Empresário, construtor e idealizador da Cooperativa Vida Nova, o atual prefeito busca sua reeleição. Aprígio foi vereador por dois mandatos, deputado estadual e nos últimos anos implantou mudanças significativas na cidade, como a municipalização da rodovia Régis Bittencourt e a compra da antiga Niasi para ser a sede da prefeitura. Seu vice é o deputado estadual Eduardo Nóbrega.
Fernando Fernandes (PSDB)
O político mais experiente da cidade busca seu quinto mandato como prefeito, Fernando Fernandes é médico e governou Taboão da Serra entre 1997 e 2004 e 2013 e 2020, além de ter sido vice-prefeito na gestão de Armando Andrade. Durante suas gestões, a cidade recebeu a Fatec, Poupatempo, Arena Multiuso, entre outros equipamentos. Apoiado pela sua esposa, deputada estadual Analice Fernandes, escolheu o dentista e empresário Ronaldo Dias como seu vice.
Engenheiro Daniel (União Brasil)
Engenheiro Daniel Disputou a última eleição municipal a prefeito com apoio, na época, do grupo de Fernando Fernandes, perdeu a eleição por 1.695 votos. Manteve boa parte do seu grupo político, foi secretário de manutenção em Embu das Artes e hoje tem apoio de seis vereadores e do prefeito Ney Santos, da cidade vizinha. Sua vice é a vereadora Érica Franquini, ele nunca ocupou um cargo eletivo.
Professor Nil Félix (Psol)
Filha do ex-vereador Paulo Félix, Nil Félix é professora da rede municipal e tem grande atuação no segmento da moradia popular. Ela foi secretária de cultura durante um ano no atual governo Aprígio. Sua candidatura é de esquerda, como faz questão de frisar. Ela já foi candidata a vereadora na eleição passada, recebendo 2.209 votos. Sua vice é a assistente social Dinha, oriunda do PT.
Marcos Costa (Novo)
O empresário Marcos Costa tem uma longa carreira como comissário de bordo, estudou Direito e Contabilidade. Fluente em inglês ele atuou durante anos como preparador de novos comissários. Foi diretor de cadastro imobiliário nos dois primeiros anos da gestão Evilásio Farias (2005 e 2006). Seu vice, José Luiz Flores é dono de um dos mais antigos escritórios contabilidades de Taboão da Serra. Essa é a primeira vez que o Novo lança candidatura a prefeito na cidade.