Taboão da Serra tem dia de caos com tempestade, enchente e prejuízos
Na avenida Getúlio Vargas a água passou dois dois metros e atingiu casas e comércios
A forte chuva que castigou Taboão da Serra na tarde deste domingo, dia 2, deixou um rastro de destruição no Largo do Taboão e diversos bairros da cidade. Foram mais de cinco horas de chuva ininterruptas que causaram enchentes e deslizamentos. A Defesa Civil interditou casas e muitos imóveis foram atingidos pela água.
O ponto mais crítico foi o Largo do Taboão. Cerca de 300 imóveis foram atingidos pela enchente, uma das maiores das últimas décadas. Pessoas ficaram ilhadas em suas casas, comércios foram invadidos pela água e pelo menos 50 pessoas ficaram presas no segundo andar da igreja Brasil para Cristo. Ninguém ficou ferido.
Um levantamento feito pela reportagem do Portal O Taboanense identificou pelo menos 39 veículos atingidos pela enchente só na região do Largo do Taboão. A prefeitura disponibilizou agentes da Defesa Civil que auxiliaram os bombeiros no resgate das vítimas. Três jetskis foram emprestados por empresas da região para o resgate da população.
Quase uma hora após o fim da tempestade as águas começaram a baixar. A prefeitura iniciou logo por volta das 23h o início da limpeza das ruas e o auxilio a população. O prefeito Engenheiro Daniel, no cargo há pouco mais de um mês, acompanhou os trabalhos e conseguiu ajuda do Governo do Estado. Ele decretou Estado de Calamidade Pública em Taboão da Serra.
“É um momento muito triste para nós. Apenas um mês de governo, nós começamos a fazer a limpeza dos córregos, a gente sabe que tem muito problema e infelizmente aconteceu. O que a prefeitura puder fazer, a gente vai fazer. Não vamos sair aqui do local, a Defesa Civil de Taboão da Serra está toda mobilizada e vamos dar toda assistência para os moradores”, disse Engenheiro Daniel.
Além da região central, outros bairros foram atingidos pela tempestade. Na região da Vila Iase, a rua Paulo Portman ficou intransitável após o córrego Ponte Alta transbordar. Na rua Miguel Ângelo Reina um muro desabou em cima de um veículo, sem vítima, apenas o dano material. Na rua Beatriz Terezinha, um morador ficou preso em sua casa após queda do muro da residência.
Além de Taboão da Serra, outras cidades da região também tiveram um dia de caos devido a forte chuva. Na Estrada do Campo Limpo, próximo ao Assaí, quatro ônibus e aproximadamente 30 veículos ficaram submersos na enchente, os ocupantes subiram no teto dos carros esperando o socorro do Corpo de Bombeiros.
Em Embu das Artes, na avenida Hélio Ossamu Daikuara, um homem e duas crianças firam presos dentro do veículo no meio da enchente. Já na rua Joinville aconteceu um incêndio em dois postes de energia que caíram na via.