Taboão da Serra tem projeto de humanização voltado a profissionais da Saúde
A Prefeitura de Taboão da Serra iniciou um movimento inédito de valorização dos profissionais da rede pública de saúde com o projeto “Cuidando de Quem Cuida”. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, tem como foco a humanização e o fortalecimento emocional dos servidores que lidam diariamente com o cuidado à população.
A primeira etapa do projeto foi direcionada a gestores e responsáveis técnicos das unidades de saúde e contou com três encontros. O primeiro, realizado em agosto, promoveu uma dinâmica de integração e fortalecimento de equipe. Em setembro, o grupo participou da atividade “Cadeira dos Sentimentos”, que incentivou a escuta e a empatia. Já o terceiro encontro, em 23 de outubro, no Centro de Formação Tula Pilar, trouxe a dinâmica “É dando que se recebe”, um momento de acolhimento e partilha sobre os desafios do cotidiano profissional.
De acordo com a psicóloga Geiza Mascarenhas Santos, que coordena a iniciativa ao lado da servidora Jane Salazar, o projeto marca um novo olhar da gestão municipal para o bem-estar dos trabalhadores. “A Prefeitura está valorizando seus profissionais de forma humana e atenta. O secretário de Saúde, Dr. Ailton, nos pediu uma ação voltada ao fortalecimento emocional das equipes. Cuidar de quem cuida é essencial para garantir que o atendimento à população seja cada vez mais acolhedor”, explicou.
O secretário de Saúde, Ailton Bogalho Jr., destacou que o projeto reforça a importância de olhar para os servidores como parte fundamental do sistema de saúde. “O cuidado com a população começa pelo cuidado com os nossos profissionais. A proposta busca reconhecer o papel essencial de cada servidor e criar espaços de escuta e valorização. Um trabalhador motivado e acolhido oferece um atendimento mais humano e eficiente”, afirmou.
O “Cuidando de Quem Cuida” seguirá com novas etapas nos próximos meses, ampliando as ações de humanização e cuidado para todos os profissionais da rede municipal de saúde de Taboão da Serra.
TAGS
Notícias relacionadas
Audiência pública debate proposta de criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência em Taboão da Serra
20/08/2026
Embu das Artes abre todas as UBS para vacinação de crianças, adultos e idosos neste sábado
20/08/2026
Frente fria vira o tempo em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica, com chuva, frio e ventos de até 75 km/h
20/08/2026

