Taboão da Serra terá 348 mil habitantes em 2050, aponta estudo do Seade
A Fundação Seade lançou uma nova ferramenta para medir as projeções populacionais de todas as cidades do Estado de São Paulo, uma sólida metodologia para projetar a população paulista e delinear cenários demográficos. A previsão é que em 2050, daqui a 31 anos, a população de Taboão da Serra chegue a 348 mil habitantes. Atualmente, segundo o IBGE, o município possui 285 mil habitantes.
As projeções populacionais são essenciais para orientação de políticas públicas e tornam-se instrumentos valiosos para todas as esferas de planejamento. Estas informações viabilizam análises das demandas por serviços públicos, além de serem fundamentais para o estudo de determinados segmentos populacionais para os quais são formuladas políticas específicas.
A ferramenta do Seade inclusive detalha a projeção de idade da população (veja tabela no final da matéria) e sexo dos moradores. A estimativa é que em 2050, Taboão da Serra tenha 169 mil moradores homens e 179 mil mulheres, mantendo a diferença que já existe atualmente.
Pelas projeções do Seade, Taboão da Serra, apesar do crescimento populacional de Embu das Artes, continuará tendo a maior população da região em 2050, quando a cidade vizinha chegará a 316 mil habitantes. No mesmo ano, Itapecerica da Serra poderá chegar a 197 mil moradores.
Outras cidades da região devem ter um crescimento abaixo da média taboanense. Embu-Guaçu, em 2050, deverá bater os 77 mil habitantes, já Juquitiba pode chegar a 34 mil moradores e São Lourenço da Serra, o menor município da região, a modestos 18 mil habitantes.
Cidade mais densamente povoada
Taboão da Serra continua sendo, pelo terceiro ano consecutivo, a cidade com a maior densidade demográfica do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgados no final do mês de agosto de 2018.
Taboão da Serra ultrapassou pela primeira vez a marca de 14 mil habitantes por quilômetro quadrado no ano passado, chegando a 14.012 hab/ km². Segundo estimativas do IBGE, o município possui hoje 285.570 moradores divididos em 20,38 km². Em um período de 12 meses, a cidade ganhou 5.936 habitantes, um crescimento populacional de 2,12% (a média nacional foi de 0,82%).
A segunda cidade com maior densidade populacional do Brasil é Diadema, de acordo com a estimativa atualizada pelo IBGE, o município possui atualmente 420.934 mil habitantes, o que representa cerca de 13.696 habitantes por km².
O município de São João do Meriti, no Rio de Janeiro, que liderou o ranking por diversos anos seguidos e é conhecido como “Formigueiro das Américas”, se manteve na terceira posição. Com uma população estimada em 471.888 mil habitantes, ou 13.399 habitantes por km².
Estudo
O Sistema Seade de Projeções Populacionais apresenta as projeções da população – por sexo, faixas etárias, idade escolar e situação urbana e rural – e dos domicílios ocupados para o período de 2011 a 2050, com diversas possibilidades de agregação regional.
As projeções constituem uma das mais importantes atividades desenvolvidas pela Fundação Seade. Contando com um apurado sistema de acompanhamento de nascimentos e óbitos – que cobre todos os municípios do Estado de São Paulo e os distritos da capital.
A Fundação elaborou e aprimorou, durante as últimas décadas o cálculo de vários indicadores econômicos e sociais, como, por exemplo, o PIB per capita e o número de leitos hospitalares por mil habitantes.