Taboão da Serra terá procissão de Corpus Christi na próxima quinta-feira (8); veja a programação
O município realiza a festa há mais de 25 anos com os tradicionais tapetes ornamentais na região central
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
Após três anos suspensas, devido à pandemia de covid-19, a tradicional celebração do Corpus Christi volta a acontecer em Taboão da Serra. O Santuário Santa Terezinha realizará a confecção dos tapetes ornamentais e a procissão na próxima quinta-feira, dia 8.
A confecção dos tradicionais tapetes ornamentais conta com a participação de voluntários taboanenses que iniciarão os trabalhos de montagem e decoração das ruas na madrugada do dia 8. Às 15h acontecerá a procissão e às 16h a missa no Santuário Santa Terezinha.
Este ano serão confeccionados 121 quadros (tapetes) no tamanho 5×2, com temas litúrgicos em serragem colorida e 700 metros feitos com TNT, espalhados em um espaço de mais de 1km, que começam no pátio do Santuário Santa Terezinha.
Todos os anos a igreja católica escolhe um tema, em 2023, nesta edição é “Fraternidade e Fome”. Taboão da Serra terá o tema “O pão da vida”.
O secretário municipal de Gestão de Pessoas, o advogado Alexandre Depieri, um dos responsáveis pela montagem dos tapetes, falou com a reportagem do Portal O Taboanense sobre as celebrações da procissão de Corpus Christi.
“Para todos aqueles que querem presenciar o retorno dos tapetes ornamentais de Corpus Christi, que há mais de 25 anos são feitos na nossa cidade de Taboão da Serra, esse tem um significado muito especial. Primeiro o motivo de nós nos reunirmos para evangelizar através dos tapetes. Segundo, é um momento único que nós vivemos em nossa cidade, podendo através dos tapetes reportar o que a igreja vem passando, que vem dentro de uma proposta como tema para esse Corpus Christi, “O pão da vida”. A necessidade que temos de olhar o ser humano, o irmão que está do lado, e tentar atendê-lo naquilo que é o mais básico possível, que é o alimento. Não só o alimento material, mas o alimento espiritual, que falta muito hoje em dia na humanidade”, declarou Depieri.
História
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
Confira a programação completa:
Horários
• 5h – Marcação das ruas em que passará a procissão;
• 7h30 às 14h – Início das atividades de montagem e decoração (oração e café da manhã comunitário);
• 15h – Procissão;
• 16h – Santa Missa;
Ruas interditadas
• Trecho da BR 116, em frente ao Santuário
• Rua do Tesouro
• Rua Jovina de Carvalho Dáu
• Rua Ernesto Capelari
• Rua Senador Felinto Müller
• Avenida Armando Andrade
• Rua do Carmo
• Rua Thereza Maria Luizetto