Taboão da Serra ultrapassa marca dos 10 mil casos de coronavírus
Nesta quarta-feira, dia 9, Taboão da Serra ultrapassou a triste marca dos 10 mil casos confirmados de coronavírus no município. Segundo a secretaria municipal de saúde, desde o início da pandemia já morreram 318 taboanenses. O número de curados ultrapassa os 9.300, mas o aumento de casos em todo Estado nas últimas semanas deixa em alerta as autoridades.
Taboão da Serra já teve 35 mil casos notificados, a maioria, quase 25 mil, foram descartados após a realização de exames. Toda essa demanda sobrecarrega o sistema de saúde e pode levar ao colapso no atendimento, dificultando a internação de pacientes que irão desenvolver casos graves da doença.
A taxa de letalidade do coronavírus em Taboão da Serra é de 3,1%, segundo os dados apresentados pela prefeitura. No estado, a média é de 3,3%, já no Brasil de 2,7% e a média mundial de 2,3%.
O Boletim Informativo da secretaria de saúde mostra que atualmente estão internados 23 moradores na UPA Akira Tada. Apesar de Taboão da Serra não aparecer no ranking das 62 cidades onde os casos os indicadores apresentam maior taxa de aumento de internação a situação não é tranquilizadora.
As cidades vizinhas de Embu das Artes e Itapecerica da Serra tiveram um aumento acentuado do número de internações de pacientes em estado grave nos últimos 14 dias. A proximidade com Taboão da Serra é um fator que preocupa as autoridades de saúde do município.
Outro fator que joga contra Taboão da Serra é que a cidade tem a maior densidade demográfica do Brasil e o vírus, como todos sabem, se espalha com mais facilidade onde existem aglomerações. O momento não é de baixar a guarda, pelo contrário, é de redobrar os cuidados, seguir todos os protocolos sanitários e manter o isolamento social. O uso de máscara e a limpeza das mãos são essenciais.
Estado
O Estado de São Paulo registra nesta terça-feira (8) 43.282 óbitos e 1.296.801 casos confirmados do novo coronavírus. Entre o total de casos diagnosticados de COVID-19, 1.157.066 pessoas estão recuperadas, sendo que 139.439 foram internadas e tiveram alta hospitalar.
As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 63,3% na Grande São Paulo e 56,8% no Estado. O número de pacientes internados é de 10.506, sendo 5.988 em enfermaria e 4.518 em unidades de terapia intensiva, conforme dados das 12h desta terça-feira.
Hoje, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 598 com um ou mais óbitos.