Taboão da Serra ultrapassa triste marca de 700 mortes por covid
Taboão da Serra ultrapassou a triste marca de 700 mortes pelacovid-19 nesta quinta-feira, dia 27. O município confirmou mais 7 óbitos, totalizando 703 vidas perdidas para o novo coronavírus desde março de 2020.
Também foram registrados 27 novos casos de covid, chegando a 14.823 infectados. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado pelo Comitê de Combate à Covid-19.
Entre os casos confirmados de covid, há 43 pacientes internados, 152 pessoas estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde. Até o momento, 14.120 taboanenses se recuperaram da doença.
Perfil dos óbitos
Mulher, 76 anos, cardiopata, estava internada no Hospital Emílio Ribas
Homem, 58 anos, sem comorbidades, estava internado no Hospital do Mandaqui
Homem, 72 anos, doença cardiovascular crônica e diabetes, estava internado na Associação Hospital Personal Cuidados Especiais
Mulher, 38 anos, sem comorbidades, estava internada no Hospital Heliópolis
Homem, 63 anos, sem comorbidades, estava internado no Hospital das Clínicas
Mulher, 61 anos, hipertensão, estava internada na UPA Dr. Akira Tada
Homem, 44 anos, sem comorbidades, estava internado na UPA Dr. Akira Tada
293.652
Vacinação
Até o momento, Taboão da Serra aplicou 81.712 doses da vacina contra a covid-19, sendo 53.513 (18,2%) com a primeira dose e 28.199 (9,6%) com a segunda dose.
Nesta sexta-feira, dia 28, o município inicia a vacinação de pessoas com comorbidades com idade entre 40 e 44 anos, pessoas com deficiência permanente (BPC) de 40 a 44 anos, além de trabalhadores aeroviários, aeronautas e aeroportuários. Na terça-feira, 01/06, inicia a vacinação dos trabalhadores portuários.
A vacinação contra a covid-19 acontece nas 12 Unidades Básicas de Saúde do município. As pessoas com comorbidades ou deficiência permanente (BPC) precisam apresentar obrigatoriamente comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Todos devem apresentar comprovante de endereço, cartão do SUS e documento de identificação com foto.
Plano São Paulo
Atualmente, Taboão da Serra está na fase de transição do Plano São Paulo de flexibilização e permanecerá até o dia 14 de junho, com funcionamento das atividades econômicas até as 21 horas e permissão de 40% de ocupação nos estabelecimentos.
Nesta fase os estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.
Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. O toque de recolher continua em Taboão da Serra, das 21h às 5h.