Taboão da Serra vacina adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades a partir de quarta-feira, dia 18
Comorbidades terão que ser comprovadas com documentos. A vacina utilizada será a da Pfizer, única autorizada pela Anvisa para uso em adolescentes
Os adolescentes de 12 a 17 anos que têm comorbidades ou alguma deficiência permanente serão vacinados contra a covid-19 em Taboão da Serra. A partir da próxima quarta-feira, dia 18, além dos jovens nessa faixa etária, as grávidas, lactantes ou em período de até 45 dias após o parto também serão imunizadas. Esse público irá receber a vacina da Pfizer.
De acordo com o calendário, a vacinação dos adolescentes com comorbidades, gestantes, puérperas e jovens com deficiência será de 18 a 29 de agosto. De 30 de agosto a 05 de setembro serão imunizados adolescentes em geral, de 15 a 17 anos, sem comorbidades. Já a partir de 06 de setembro, serão vacinadas crianças que estiverem com idade entre 12 e 14 anos. À reportagem, a Prefeitura de Taboão da Serra informou que, o público estimado, dos dois grupos, é de aproximadamente 27 mil pessoas.
Para se vacinar
A vacinação dos adolescentes acontecerá em todas as unidades básicas de saúde de Taboão da Serra, das 7h às 17h. Os menores precisam ir acompanhados por responsáveis. É recomendado fazer o pré-cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar o atendimento.
Para tomar a vacina é preciso apresentar relatório médico para comprovar a comorbidade e a deficiência, além de RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.
Segundo a prefeitura, é necessário a apresentação de laudos, receitas e exames médicos para comprovar a comorbidade, que segue a mesma lista dos grupos de adultos. (Veja a lista completa de comorbidade abaixo).
Vacinação de grávidas e puérperas
As grávidas em qualquer período gestacional deverão apresentar relatório ou laudo médico com indicação do profissional para tomar a vacina. As puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) devem apresentar certidão de nascimento da criança.
A vacina
A vacina contra a covid-19 da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo no Brasil. Em junho, o imunizante da farmacêutica americana contra o novo coronavírus, obteve o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em grupos com 12 anos de idade ou mais.
Lista de comorbidades
Doenças neurológicas crônicas (que impactem na função respiratória, como síndrome de Guillain-barré e outras)
Paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares
Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular (Alzheimer, Parkinson, distrofia muscular espinhal)
Deficiência neurológica grave (epilepsia de difícil controle por medicamentos, paraparesia espádica familiar, traumatismo craniano permanente)
Neoplasias hematológicas (sem exigência de quimioterapia ou radioterapia)
Pacientes oncológicos
Doenças Cardiovasculares
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial – estágio 3
Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
Doença Cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
Cronograma de Vacinação
13 agosto: 18 anos
18 agosto: 12 a 17 anos com comorbidades
30 agosto: 15 a 17 anos
06 setembro: 12 a 14 anos