Taboão da Serra vacinou mais de 6.700 pessoas no Dia D contra o sarampo
A campanha aconteceu no sábado, dia 27, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo dados da Secretaria de Saúde, 6.720 pessoas foram vacinadas, sendo 3.723 com idade de 15 a 29 anos, público-alvo. A vacina continua disponível até dia 16 de agosto em todas as UBS’s
Vacinação segue até dia 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as UBS’s do município
No último sábado, dia 27, a Prefeitura de Taboão da Serra realizou o Dia D vacinação contra o sarampo. à reportagem do O Taboanense, a Secretaria de Saúde informou que foram vacinadas 6.720 pessoas, sendo 3.723 com idade de 15 a 29 anos, público-alvo. A vacina continua disponível até dia 16 de agosto em todas as UBS’s do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na última semana Taboão da Serra entrou na lista prioritária do Estado contra a doença após a confirmação de dois casos de sarampo. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o município teve 33 notificações, dois confirmados, 23 estão em análise, sete foram descartados e um caso de reação da vacina.
A secretária de Saúde, dra. Raquel Zaicaner, alerta para a gravidade da doença que pode levar à morte, mas pode ser evitada pela vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Os principais sintomas são: febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo.
“O sarampo é uma doença viral altamente transmissível […] A transmissão direta de pessoa a pessoa, ou seja, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar que ficam no ar principalmente em locais fechados. A vacina contra o sarampo é a medida de prevenção mais eficaz, a SCR, que também protege contra caxumba e rubéola”, explica a secretária.
Quem deve ser vacinado. Pessoas de 1 a 15 anos devem tomar a vacina de rotina conforme calendário vacinal. Dos 15 até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Acima dos 28 anos, a pessoa deve ser vacinada pelo menos uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses da vacina, a orientação é se vacinar.
A vacina não é recomentada para menores de 6 meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas. Quem já teve sarampo não precisa se vacinar, pois já possui os anticorpos para que a doença seja evitada.
Estado. O número de casos de sarampo confirmados no Estado de São Paulo subiu para 633, segundo novo balanço da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta terça-feira, dia 30.
Serviço
Campanha de Vacinação contra Sarampo (rubéola e caxumba)
Quanto: Até dia 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Onde: Todas as UBS’s de Taboão da Serra