Taboão da Serra: Veja a repercussão regional sobre o atentado contra o prefeito Aprígio
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
O atentado sofrido pelo prefeito de Taboão da Serra Aprígio (Podemos) gerou manifestações de indignação e solidariedade de políticos do município e cidades vizinhas. Prefeitos e vereadores usaram suas redes sociais durante toda a sexta-feira, dia 18, para desejar pronta recuperação ao político.
O prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, Aprígio, sofreu um atentado a tiros na tarde de sexta-feira, 18, enquanto se dirigia para visitar áreas atingidas pelas chuvas recentes. O político foi atingido no ombro, ele segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein. Seu estado de saúde é considerado estável e ele permanece na UTI.
Veja a repercussão
Prefeito de Embu das Artes, Ney Santos
“Rogo a Deus uma pronta recuperação a ele [Aprígio] e toda equipe, humildemente encaminhei ao governador Tarcísio de Freitas o pedido para que seja profundamente investigado e esclarecido esse fato aterrorizante e lamentável. Independente da disputa política, Aprígio é pai, marido e avô e violência alguma levará Taboão da Serra e região ao caminho do desenvolvimento.
Claramente há uma tentativa de politizar um fato tão sério como esse… não há nada oculto que não seja revelado e a competente polícia do estado de São Paulo brevemente revelará a todos nós o que aconteceu”.
Jones Donzette
“Nosso repúdio a este ato de violência contra o prefeito e candidato a reeleição Aprígio”.
Francisco Nakano, atual prefeito de Itapecerica da Serra
“Esse ato de violência é absolutamente inaceitável e não pode ser tolerado em nossa sociedade. A segurança deve ser uma prioridade, e toda forma de violência deve ser veementemente repudiada… Espero que este caso seja investigado com a seriedade e urgência que merece, e que todos os responsáveis por esse ato covarde sejam identificados e punidos de acordo com a lei. Desejo uma pronta e plena recuperação ao prefeito Aprígio e me solidarizo com sua família neste momento difícil”.
Prefeito eleito de Itapecerica da Serra, Ramon Corsini
“Lamentamos profundamente o atentado contra a vida do Prefeito Aprígio, de Taboão da Serra”.
Vereadores de Taboão da Serra
Érica Franquini
“Neste momento, Daniel e eu, nos solidarizamos com o prefeito José Aprígio e sua família, desejando sua rápida recuperação. Estamos em oração pela sua recuperação, nós temos família e tememos pelas nossas vidas. Que a justiça prevaleça e que Taboão da Serra continue sendo uma cidade de paz, respeito e democracia.
Repudiamos veementemente qualquer forma de violência e exigimos que as autoridades responsáveis investiguem com rigor e rapidez para que os culpados sejam identificados e punidos. O uso de violência para intimidar ou calar qualquer cidadão, seja ele um líder político ou não, é inadmissível”.
Nezito
“Manifesto o mais profundo repúdio ao atentado sofrido pelo prefeito Aprígio. Esse ato de violência é inaceitável e fere os princípios de convivência pacífica que devemos cultivar em nossa sociedade. Expresso solidariedade à família do prefeito Aprígio neste momento difícil, desejando-lhe uma pronta recuperação, reiterando a importância de unirmos forças para promover a paz e a segurança em Taboão da Serra”.
Joice Silva
“Nosso apoio e solidariedade ao nosso prefeito Aprígio, que Deus possa conceder pronta recuperação de sua saúde e que os fatos possam ser devidamente apurados… Pedimos orações para que ele fique bem”.
Ronaldo Onishi
“Repudio de forma veemente o atentado contra o prefeito Aprígio, na tarde desta sexta-feira, 18. Este ato violento não representa os valores de paz e respeito que devemos cultivar em nossa cidade. Me solidarizo com o prefeito e toda a sua família, ao mesmo tempo em que pedimos às autoridades policiais a apuração rápida dos fatos e a punição dos culpados”.
Enfermeiro Rodney
“Com grande tristeza e indignação venho expressar minha solidariedade ao nosso prefeito Aprígio, vítima de uma tentativa de homicídio. Este ato violento fere não apenas um líder, mas toda a nossa comunidade e os princípios que tanto valorizamos. Neste momento difícil, ofereço meu apoio ao prefeito e sua família, reafirmando nosso compromisso com a segurança de todos os cidadãos. Juntos devemos lutar para que atos como este não se repitam e que a democracia seja sempre defendida”.
Marcos Paulo
“Queremos esclarecimento, desejamos a melhora do prefeito Aprígio e respostas do governador Tarcísio de Freitas através do serviço de inteligência”.
Sandro Ayres
“Manifesto meu repúdio contra todo e qualquer ato de violência. É com profunda tristeza que recebemos a notícia do atentado contra o Prefeito Aprígio. Embora sejamos adversários políticos, acima de qualquer diferença, prezamos pela vida, pela paz e pela convivência democrática. Nada justifica o uso de violência… Reforçamos nosso desejo pela pronta recuperação do prefeito Aprígio e que a justiça seja feita para que fatos como esses não se repitam em nossa cidade”.
Entenda o caso
O prefeito e candidato à reeleição de Taboão da Serra, Aprígio (Podemos) foi baleado na tarde desta sexta-feira, dia 18. O carro onde ele estava foi alvejado por pelo menos cinco tiros, apesar de ser blindado, um dos projéteis acertou a clavícula do prefeito, além de estilhaços que atingiram o seu pescoço.
Após o ocorrido, o prefeito Aprígio foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra, onde recebeu os primeiros socorros. Em seguida ele foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde segue cuidados médicos.
A tentativa de homicídio aconteceu quando o prefeito estava vistoriando obras da interligação entre o Pq. Laguna e o Jd. Comunitário, na divisa com Embu das Artes. No carro blindado estavam o motorista, o prefeito, um cinegrafista e o secretário de segurança pública de Taboão da Serra, Tenente Sérgio. Somente o prefeito foi atingido.
A Polícia Militar (PM) encontrou na tarde desta sexta-feira, dia 18, o veículo usado no ataque contra o prefeito de Taboão da Serra.
O veículo, da cor vermelha, foi encontrado queimado no Rodoanel, próximo a Taboão da Serra. Um cartucho de munição foi encontrado no carro. O veículo que o prefeito estava, blindado, foi alvejado por pelo menos cinco disparos.
O delegado Hélio Bressan, responsável pela Seccional de Taboão da Serra, disse que o tiro que atingiu o prefeito tem todas as características de ter saído de um fuzil. O carro alvejado, no entanto, ainda passará por perícia técnica.