Taboão: moradores do Saint Moritz voltam a reivindicar contra alta do IPTU em audiência pública
Na manhã desta segunda-feira, dia 5, os moradores do Jd. Saint Moritz, em Taboão da Serra, voltaram a reivindicar contra aumento do IPTU 2018. A manifestação aconteceu durante audiência pública da comissão de Serviços Públicos e Atividades Privadas em conjunto com a Comissão de Finanças e Orçamentos. Eles afirmam, que não se negam a pagar, mas que foram pegos de surpresa, alguns dizem que suas casas, sequer, receberam a visita dos técnicos. Só o carnê com o aumento.
“Não houve aumento, apenas um reajuste de 2,75%, o que aconteceu foi uma atualização de metragem”, disse. O que fez com que os novos valores do imposto de alguns imóveis, dobrassem de valor”, voltou a afirmar o secretário de Finanças, Adelço Buher.
Quanto a informação prévia, Adelço Buher, disse que a Prefeitura distribuiu no bairro panfletos avisando da ação. E nas casas que não havia ninguém para receber os técnicos, foi deixado o aviso (panfleto} debaixo da porta/portão. Mas que se algum morador se sentir prejudicado com os novos valores, pode solicitar da Prefeitura uma revisão. “Até o momento somente 10 pessoas pediram a revisão”, declarou o secretário. Ainda de acordo com o Adelço, 475 casas foram avisadas, e 180 estavam fechadas, mas foram notificadas, os técnicos deixaram um comunicado.
Os vereadores presentes na audiência sugeriram entre outras ações a revisão da Planta Genérica de Valores. “Vamos estudar a revisão da Planta Genérica de Valores, para tentar diminuir o valor do metro quadrado, para se adequar à realidade do povo”, discursou o vereador Ronaldo Onishi, presidente da Comissão de Finanças.
O presidente da Comissão de Obras, André Egydio, disse que os valores cobrados no Jd. Saint Moritz não condiz com a realidade. “Se é uma zona de interesse social (Zeis), que se busque alternativas para diminuir o IPTU”.
Novamente o secretário de Obras da Prefeitura de Taboão, Rogério Balzano não compareceu à audiência para explicar como ocorreu a atualização de metragem dos imóveis no bairro, que gerou aumento. Em alguns casos, os carnês de 2018, vieram com o dobro do valor em relação ao ano anterior.
Foi deliberado que haverá uma nova audiência sobre o tema dia 26 de março, às 10h e o secretário de Obras será convocado a comparecer.
Participaram da audiência os vereadores André Egydio, Eduardo Nóbrega, Érica Franquini, Cido da Yafarma, Ronaldo Onishi e Alex Bodinho.
Foto: Leandro Barreira