Taboão: Padre Kirano comemora jubileu de ouro sacerdotal
Comemoração acontece neste sábado na Catedral Sagrada Família
Padre Kirano completa no próximo dia 14 de abril, 50 anos de sacerdócio
Padre Kieran Ridge, ou padre Kirano como é conhecido, completa no próximo dia 14 de abril, 50 anos de sacerdócio. A missa de ação de graças ao jubileu de ouro acontece neste sábado, dia 7, a partir das 19h, na Catedral Sagrada Família, no Campo Limpo, em São Paulo. No domingo, dia 8, na paróquia São João Batista (matriz), o religioso receberá dos vereadores da cidade, o título de Cidadão Taboanense.
O religioso está à frente da paróquia São João Batista, no Jd. Roberto, em Taboão da Serra, há 32 anos, desde março de 1986, disse que ficou sabendo das comemorações ao seu jubileu de ouro poucos dias antes das comemorações, que acontece desde o início da semana.
“Quem sabe menos sobre isso [comemorações] sou eu. Fiquei sabendo de algumas coisinhas. Para mim, é uma data importante, mas gosto das coisas simples. Tem muita gente que quer vir, lá ultima paróquia que trabalhei São Roque, Imirim; parentes que vem dos Estados Unidos e da Irlanda. E essa semana teve uma preparação, missas em todas as comunidades, como se fosse uma novena, realmente eu não tenho participado dessa organização”, falou Kirano.
Sobre a concessão do título de Cidadão Taboanense, o padre disse que também foi uma surpresa, “eu não sabia que os paroquiamos foram à Câmara, não sei muita coisa pra falar a verdade, escuto uma coisa ou outra. As pessoas aqui não falam muito”.
Padre Kirano falou dos 50 anos de sacerdócio. “Primeiro agradeço a Deus por ter chegado nos 50 anos, nunca imaginei. E agora estou esperando, como se diz, o que vai acontecer. Mas é uma luta e uma conquista com certeza. E na seria possível se não fosse à graça de Deus. A maior satisfação é ver a participação das pessoas, o quanto os leigos são envolvidos. Aqui no Brasil o povo tem muito ânimo, muita fé e quer participar. E isso é talvez a maior satisfação da minha vida”, constata.
Mestre em Teologia, padre Kieran Ridge, nasceu em 05 de outubro de 1942, na cidade de Galway na Irlanda. Foi ordenado padre em 14 de abril de 1968, na paróquia Santa Maria em Killamoat Lower, também na Irlanda. Em setembro do mesmo ano, atendendo um pedido do Papa João XXIII, veio para o Brasil.
Sua vontade era ir para Recife, mas acabou sendo enviado para São Paulo, depois para os Estados Unidos, na Califórnia e Chicago. E em março de 1986 foi designado para Taboão da Serra, paróquia São João Batista, onde ficaria por apenas dois anos, mas permanece até hoje. Já são 32 anos.
Visionário, o pároco lembra de quando chegou à cidade. “Quase não tinha ruas asfaltadas aqui, tinha a Kizaemon Takeuti, e mais algumas ruas. Impressionante como se desenvolveu. Eu sempre falava para todos e até para o próprio bispo [Dom Fernando Penteado], que um dia o centro comercial do Taboão seria o Pirajuçara. Aqui sempre foi o local mais populoso do município, ai começou a crescer”, lembra Kirano.
Aqui desenvolveu diversos trabalhos em diversas comunidades, como São Judas, São Pedro, Nossa Senhora de Fátima. E ajudou a formar novas, como a Santa Luzia, São José, São Lucas e São Patrício, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida (Sítio das Madres), Nossa Senhora Aparecida e São Luis de Monfort, além dos trabalhos sociais.
Atualmente, são cinco comunidades ligadas à matriz São João Batista, de acordo com padre Kirano, esse número já chegou a 11. São cerca de 35 mil participantes no total.
“Começamos com seis comunidades pequenas, aos poucos fomos fazendo as mudanças que achava necessário. Era um lugar [Taboão da Serra] bem carente. A gente foi construindo novas comunidades. Chegamos a ter 11 comunidades. Construímos igrejas novas, centros comunitários e reformamos todas as igrejas que já existiam. A ideia era fazer uma pastoral que atingisse também a área social, na minha maneira de pensar, o social tem que ser uma parte do apostolado. E assim fomos caminhando até o dia de hoje”, comenta o religioso.
Serviços sociais: Pastoral da Sobriedade, Pastoral dos Deficientes Mentais, escolas e creches, remédios caseiros, promoção humano (que ajuda cerca de 100 famílias por mês).
Serviço
Jubileu de ouro sacerdotal Padre Kirano
Quando: Sábado, dia 7 de abril, às 19h
Onde: Catedral Sagrada Família. Rua Campina Grande, 400, Campo Limpo / SP
Entrega do título Cidadão Taboanense
Quando: Domingo, dia 8 de abril, às 9h
Local: Paróquia São João Batista (matriz). Estrada Kizaemon Takeuti, 1.785, Jd. Roberto / Taboão da Serra