Taboão: Vereadores Eduardo Nóbrega e Cido da Yafarma têm contas aprovadas pelo TCE
Na manhã desta terça-feira, dia 6, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou as contas dos vereadores Eduardo Nóbrega (PSDB) e Cido da Yafarma (DEM) referentes aos anos de 2014 e 2015, período em que ambos foram presidentes da Câmara Municipal de Taboão da Serra, respectivamente.
O resultado foi muito comemorado pelos parlamentares durante a primeira sessão do ano. A decisão do TCE permite que os vereadores disputem as próximas eleições sem nenhum impedimento jurídico. Tanto Nóbrega quanto Cido já disseram que pretendem disputar as eleições de 2020 par ao cargo de prefeito.
Feliz, o vereador Cido comentou o resultado do julgamento, no ano em questão, 2015, sua gestão devolveu à Prefeitura mais de R$ 800 mil reais. “Sem dúvida hoje é um dia muito especial, importantíssimo. Acho que quando assumimos a responsabilidade de ser o ordenador de despesas de uma Câmara Municipal, é óbvio que o maior desafio é conseguir trabalhar com todos os princípios que rege o que é público”
Cido ainda disse que “para eu ter as contas aprovadas de 2015, traz um gosto muito bom e justamente no ano onde eu fiz uma devolução de R$ 826 mil à Prefeitura. Eu vejo que o parlamento, diferente do Executivo nossas contas só são apreciadas pelo Tribunal, não temos a segunda chance. Eu agradeço a Deus e toda equipe da Câmara que contribuíram para que nós tivéssemos esse êxito. Em especial ao dr. Augusto Lewin que foi meu procurador geral”, relatou.
Já o vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), teve a segunda conta aprovada pelo TCE, agora a de 2014. Nóbrega encerra o período que presidiu a Câmara, 2013 e 2014, com a aprovação do Tribunal no seu biênio.
“É muito importante para a instituição ter as contas aprovadas. Desde a época do Macário a Câmara tem tido contas favoráveis. A gente espera que continue nessa sequência, aqueles que administraram a Câmara até agora fizeram com essa linha e a Joice no mesmo caminho deve ter as contas aprovadas também. Estou muito feliz, o próprio Ministério Público já tinha dado parecer favorável, eu estava bem tranquilo com o julgamento de hoje”, disse Nóbrega.
A presidente da Casa, vereadora Joice Silva (PTB) parabenizou os ex-presidentes e falou da importância da aprovação do TCE para o legislativo. “A Câmara veio de um período muito ruim até [a presidência] do Macário, de contas rejeitadas constantes. Do Macário pra cá nós temos o terceiro presidente com contas aprovadas”.
Joice disse também que o resultado da aprovação das contas de seus antecessores é muito positiva. “Isso é muito bom pra Casa, para os ex-presidentes, e também pra mim que estou nesse período e para o próximo presidente também. Mostra o que eles acertaram e a gente vai procurar seguir o mesmo caminho, já temos feito isso. E nos dá uma responsabilidade muito grande, porque a gente tem que buscar sempre o certo e o correto”, declarou a atual presidente.
Fotos: Leandro Barreira / Divulgação / CMTS