Tanques de oxigênio são instalados em nos prontos-socorros de Itapecerica da Serra
OS dois prontos-socorros de Itapecerica da Serra receberam a instalação de tanques de oxigênio para garantir o abastecimento no PS Central e no PS Jd. Jacira.
Em cada unidade foi instalado um tanque com capacidade de armazenamento de 1.740 metros cúbicos de oxigênio. De acordo com a Autarquia Municipal de Saúde, a partir de agora o “município mais do que dobra a capacidade de fornecimento de oxigênio”.
O PS Central possuía um tanque cuja capacidade era de 840 metros cúbicos. “O novo tanque instalado e já em uso possui mais que o dobro dessa capacidade”, informa a Autarquia.
Já o Pronto-Socorro do Jardim Jacira não possuía tanque. O oxigênio era fornecido por meio de cilindros que precisavam ser reabastecidos diariamente. Com o agravamento da pandemia, houve dias em que esse reabastecimento precisou ser feito em menos de 12 horas. Lá, o processo para instalação do tanque foi um pouco mais demorado porque foi necessária a implantação de uma base de concreto. No dia 26l, o tanque pode ser instalado e, na quinta-feira, dia 29, o abastecimento de oxigênio foi realizado.
Esses novos tanques contam com um sistema de monitoramento por telemetria. Trata-se de um chip acoplado ao tanque para acompanhar o consumo. À medida que o volume de oxigênio baixa, é disparado um alarme para uma central de controle e a empresa envia o caminhão para reabastecer o tanque.
“Com a instalação desses tanques, vamos garantir atendimento de qualidade aos pacientes em nossas unidades de saúde. Isso é fundamental nesse momento tão crítico de pandemia”, afirma o superintendente da Saúde, Dr. Flavio Bergamaschi.
Concentradores de Oxigênio
Além dos tanques de oxigênio adquiridos pela Autarquia Municipal de Saúde, Itapecerica da Serra também recebeu do Governo do Estado três Concentradores de Oxigênio, que são aparelhos utilizados no apoio a pacientes menos graves, o que permite que os respiradores possam ser utilizados nos pacientes mais graves.
Ainda de acordo com a Autarquia de Saúde, “todas essas medidas garantem uma melhora na condição de atendimento dos Prontos-Socorros do município e trazem um alívio para as equipes de profissionais que estão na linha de frente nessa batalha pela vida”.
A Autarquia Municipal de Saúde” está fazendo todo o empenho possível para garantir que não haja um colapso no sistema de saúde da cidade. Porém, é preciso que haja um esforço de todos. O momento requer muito cuidado e responsabilidade de cada um. O importante é evitar a propagação da covid-19. Usar máscara e evitar aglomerações são medidas fundamentais para conter a pandemia”.