Tapetes de Corpus Christi é uma das celebrações mais antigas de Taboão da Serra
Alexandre Depieri, idealizador dos tapetes de Corpus Christi em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Nesta quinta-feira, dia 30, a celebração do Corpus Christi com seus tapetes completa 30 anos em Taboão da Serra. A tradição começou meio que sem querer, quando o advogado e comerciante Alexandre Depieri fez cerca de 10 pequenos tapetes de serragem em frente de sua imobiliária, na rua Ernesto Capelari.
Depieri conta que não tinha pretensão de tornar aquela brincadeira no evento mais grandioso da Igreja Católica em Taboão da Serra. “na época a Ernesto Capelari era rua de lazer nos feriados e comecei a brincar com as crianças do bairro tingindo a serragem com as próprias mãos e pó xadrez”.
Segundo ele, muitas pessoas passavam pela rua e gostavam da ideia e do trabalho. “Foi assim que começamos, não era nada oficial, até que o padres da Santa Terezinha nos chamaram para cuidar desta atividade para o santuário fazer a procissão e continuamos até hoje”, afirma Depieri.
Aquela brincadeira de apenas 10 quadros hoje se transformou em mais de um quilômetro, ocupando diversas ruas do Pq. Santos Dumont, em Taboão da Serra. Atualmente os tapetes são divididos em 120 quadros de 5×2 metros.
Os custos para comprar os produtos não são baratos pelo grande volume. Mesmo com uma boa parte de doação de algumas empresas, o custo, desde o início da tradição, fica na responsabilidade de Depieri. “Fiz para me divertir com meus filhos, como faço até hoje”. Atualmente a prefeitura de Taboão da Serra é parceira na realização da celebração.
Montagem
Às 6h da manhã começa a montagem dos tapetes com as serragens, seguido por uma oração e café da manhã para todos os voluntários. Atualmente mais de mil pessoas participam da montagem que fica pronta por volta do meio dia para a visitação.
A procissão está marcada para sair do Santuário Santa Terezinha às 14h e deve percorrer todos os tapetes até às 15h, quando começa a santa missa solene de festa de Corpus Christi no Santuário Santa Terezinha.
A criação dos tapetes é também um momento de união e de fé. A comunidade católica inteira participa, criando um grande mosaico com símbolos cristãos e passagens da Bíblia. Esta obra de arte é efêmera, existindo apenas até a passagem dos devotos, mas de grande simbolismo para os católicos de Taboão da Serra.