Tarifa, secretário de saúde de Taboão da Serra, é diagnosticado com Covid
O secretário de saúde de Taboão da Serra, José Alberto Tarifa, foi diagnosticado com Covid-19. Essa é a terceira vez que o dentista contrai a doença. Ele está em isolamento e seu quadro de saúde é considerado bom.
Linha de frente no combate a pandemia, Tarifa costuma visitar as unidades de saúde, ficando mais exposto a doença. Ele tomou todas as doses da vacina, o que contribui com os sintomas leves da doença.
Em conversa com o Blog do Toledo Tarifa disse que “tive os sintomas leves, mas estou bem. Fiz o exame RT-PCR, mas ainda não saiu o resultado. Mas realmente temos que ficar alertas, o perigo não acabou”, alertou.
A Ômicron, nova variante do covid, vem aumentando os casos em todo mundo. Em Taboão da Serra foram registrados 177 casos nas últimas 24 horas (dados do dia 12 de janeiro). A UPA Akira Tada mantém um número baixo de internados, três pacientes, mas o número tende a aumentar.
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga destacou que a vacinação dos brasileiros contra a covid-19 deixa o país preparado para enfrentar a variante do coronavírus e outras que possam surgir no futuro. “Países que estão fortemente vacinados, como o Brasil, têm mais possibilidades, de passar pela variante Ômicron e outras variantes que surjam desse vírus que tem uma grande capacidade de gerar mutações”, afirmou.
Redução de mortes e internações
Queiroga destacou a importância da vacinação para evitar internações e agravamento da doença. “Aqueles que se internam nos hospitais e nas unidades de terapia intensiva, a grande maioria são de indivíduos não vacinados”, enfatizou. “Nós assistimos no Brasil, nos últimos seis meses, uma queda muito significativa de óbitos, fruto das políticas públicas e da campanha de vacinação”, acrescentou.
Por isso, o ministro pediu para aqueles que ainda não tomaram a segunda dose ou a de reforço para que procurem os pontos de imunização. “É necessário reafirmar a orientação para aqueles que não tomaram a segunda dose ou a dose de reforço, que procurem a sala de vacinação para completar o esquema de vacinal”, ressaltou.
Com informações da Agência Brasil