Técnico em Segurança do Trabalho ganha espaço no mercado, que pede por especialistas
Regulamentada pelo Ministério do Trabalho, atividade exige formação de nível técnico para obtenção de registro profissional obrigatório. Senac Taboão têm vagas para 2021
Senac Taboão da Serra oferece o curso, têm vagas para 2021
O técnico em segurança do trabalho, como o próprio nome diz, é aquele profissional que busca a preservação da saúde, o bem-estar e a segurança do trabalhador, além de antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os possíveis riscos ambientais presentes no local e nas atividades exercidas. Sua atividade, portanto, é de alta relevância para as empresas, o que torna este um mercado de amplas oportunidades para profissionais devidamente capacitados.
“Imagine que a responsabilidade desse técnico é cuidar da saúde e bem-estar de todos os funcionários e colaboradores e ainda de toda e qualquer pessoa que entrar na empresa, seja para prestar serviços ou simplesmente visitar. Então, ele é muito importante para companhias de todos os segmentos e, por isso, conta esse espaço no mercado. No entanto, é uma profissão que exige certificação de nível técnico para obtenção do registro profissional, que valida a formação e permite exercer a atividade”, explica Raphael Gonçalves, docente da área no Senac Osasco.
Ancelmo do Nascimento, que é docente da área no Senac Taboão da Serra, completa que, além das atribuições destacadas pelo colega Raphael, também é função do técnico em segurança do trabalho promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e utilizar recursos de ordem didática e pedagógica para divulgar as normas de segurança e higiene, assuntos técnicos, administrativos e prevencionistas, pensando em evitar acidentes, doenças e outros riscos inerentes ao fazer profissional: “Multitarefas, ele é uma espécie de guardião da segurança, saúde e bem-estar de todos que passam pela empresa”, sintetiza.
O especialista Maurício Alfieri Sclosa, do Senac Guarulhos, vai além na explicação sobre a importância desse tipo de profissional, dizendo que sua atuação impacta não somente no ambiente de trabalho, mas também na sociedade. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 96% dos acidentes de trabalho poderiam ser evitados. Se as condições de saúde e segurança não são preservadas, as consequências se estendem à sociedade. O custo das perdas humanas e financeiras provocam impactos negativos na economia e, logicamente, os prejuízos atingem toda a população. Um único acidente de trabalho, além dos prejuízos pessoais para a vida do trabalhador e as despesas para a empresa, onera os serviços de saúde e de previdência social do país. Portanto, a atuação eficiente do técnico revela-se fundamental para o bem-estar e a segurança no ambiente corporativo e, por isso, beneficia a todos”, fundamenta.
Todos eles concordam que a busca por esse tipo de profissional tem sido frequente e muito valorizada, à medida que as empresas passam a compreender a responsabilidade que possuem no sentido de preservar a vida ao mesmo tempo em que buscam desenvolvimento econômico e social. Além disso, vale destacar que empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, são obrigados a manter os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, com finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. “O SESMT é composto por muitos profissionais, entre eles está o técnico em segurança do trabalho, logo é de extrema importância tê-lo em seu quadro de funcionários, já que é um requisito de Lei”, pontua Bruno Moises Rufino Baptista, docente do Senac Taboão da Serra.
“O setor tem crescido progressivamente nos últimos anos, mas as vagas não são para qualquer um”, alerta Maurício, que completa a fala com um reforço: “É profissão de nível técnico, regulamentada por Lei desde novembro de 1985, e os interessados em assumir o cargo precisam fazer o curso Técnico em Segurança do Trabalho, e, após a conclusão, buscar pelo registro no MTE. É um curso que pode durar, em média, de 1 a 2 anos”.
Formação acadêmica
As unidades do Senac em Guarulhos, Osasco e Taboão da Serra oferecem o curso Técnico em Segurança do Trabalho e há turmas com vagas abertas para 2021. Para consultar detalhes sobre as aulas, basta visitar a página das unidades no Portal Senac, no menu Unidades.
Serviço
Senac Taboão da Serra
Endereço: Rua Salvador Branco de Andrade, 182 – Jardim São Miguel – Taboão da Serra – SP
https://www.sp.senac.br/web/senac-taboao-da-serra
Senac Guarulhos
Endereço: Rua Luiz Faccini, 132 – Centro – Guarulhos – SP
https://www.sp.senac.br/web/senac-guarulhos
Senac Osasco
Endereço: Rua Dante Batiston, 248 – Centro – Osasco – SP
https://www.sp.senac.br/web/senac-osasco