Tentativa de invasão de terreno no Sítio das Madres aconteceu em 1989
Tentativa de invasão mobilizou famílias que temiam que prefeitura não cumprisse desapropriação do local
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 328 do Jornal O Cidadão, publicada em setembro de 1989. Entre os destaques da semana, uma tentativa de invasão ao Sítio das Madres.
Na década de 1980, Taboão da Serra viveu o seu primeiro boom populacional. Além da inauguração de condomínios, como o Serra Verde, muitas áreas desabitadas da cidade foram invadidas, ocasionando um crescimento desordenado que até hoje reflete na nossa cidade. Um dos mais emblemáticos episódios foi da invasão do Sítio das Madres.
Em 1988, cerca de 74 famílias haviam ocupado, de forma irregular, parte do terreno da Rádio Capital. Por meio de muita pressão, esses moradores conseguiram junto com a prefeitura na época realizar um cadastramento na época com a promessa de desapropriação do Sítio das Madres.
Com a demora da desapropriação, as famílias, em setembro de 1989, montaram acampamento e ameaçaram invadir o local antes de uma decisão da prefeitura. A tentativa de invasão gerou um grande debate político. O então prefeito Armando Andrade foi até o local conversar com os moradores.
“Ao chegar ao recinto, o prefeito Armando Andrade, informou para todos que as famílias que estivessem cadastradas poderiam ficar tranquilas que a prefeitura irá agilizar o processo de licitação para a contratação da empresa que irá realizar a terraplanagem no local”, detalhou o Jornal O Cidadão.
Armando Andrade chegou a pedir pessoalmente que as pessoas não invadissem o local par anão atrapalhar na desapropriação.
“Quanto as outras famílias foi prometido que a prefeitura irá estudar uma maneira de conseguir um outro local para abrigar a todos. Com isso, a invasão acabou sendo suspensa em assembleia dos moradores e com o vereador Paulo Félix, logo após a palavra do prefeito”.
E tem mais
Na mesma edição o Jornal O Cidadão destacou uma importante reunião organizada pela Consab´s para debater a saúde no município. A entidade que reunia diversas Sociedades Amigos de Bairro realizou no CSU, com a presença de autoridades estaduais e municipais, o encontro.
Estiveram presentes na reunião Guaçu Piteri (Diretor da Sabesp), Galileu do Amaral (representando o vice-governador Almino Afonso) e a médica Dra. Vera Lúcia Marcondes, responsável pela SUDS-12. O então vice-prefeito, Fernando Fernandes e os vereadores Roberto de Souza, Paulo Félix, José Feres, Geusa Sellin, Evilásio Farias e Neusinha, também prestigiaram o evento.
“Os representantes das Associações sobraram das autoridades presentes um melhor atendimento da Saúde no município”, escreveu o jornal na época.
O vice-prefeito, Fernando Fernandes, afirmou: “a prefeitura está empenhada na questão da saúde e já desapropriou uma área do lado do CSU para ampliar o posto de saúde”. Outra novidade levada por Fernandes na reunião é que o Posto de Saúde CS-1, no Pq. Assunção, “entrará em funcionamento em 15 dias”.