Terezinha, ícone da luta por moradia popular em Taboão da Serra, morre aos 70 anos
Uma das maiores referência na luta por habitação popular em Taboão da Serra e região, Terezinha da Silva Genuario, conhecida carinhosamente como Terezinha da Moradia, faleceu na madrugada deste domingo, dia 18, vítima da Covid-19, aos 70 anos. Ela estava internada no hospital Leforte, em São Paulo.
A família confirmou que o velório será nesta segunda-feira, dia 19, às 9h no cemitério memorial parque Paulista, no Embu das Artes. Devido as restrições sanitárias impostas pela pandemia, a cerimônia de despedida será reservada um número pequeno de amigos e familiares e terá duração de uma hora.
Terezinha tem uma luta histórica no município por moradia popular. Atualmente ela coordenava a Associação Habitacional Bem Viver de Taboão da Serra. Através do seu trabalho, foram construídos na cidade dois condomínios para moradores de baixa renda, um deles o PAR Cigarreiras.
Atualmente, Terezinha coordenava uma grande obra que já está iniciando a construção do condomínio Santa Terezinha II em parceria com a o movimento Família Feliz onde serão erguidas 500 moradias no Jd. Salete.
Sua vida política também foi marcada por muita militância. Terezinha estava filiada e ativa no Partido dos Trabalhadores desde 1988, quando saiu candidata a vereadora. Uma das suas bandeiras mais importantes foi a defesa das mulheres na política em Taboão da Serra, além da na defesa de moradia digna para todos.
A ex-vice-prefeita, professora Márcia, lamentou a morte da amiga. “Foi uma companheira sem igual, muito leal, lutadora, solidária. É uma perda que é impossível não dizer que é culpa desse desgoverno que deixou o Covid a solto, mais de 150 mil mortos. Perdemos muitos companheiros. Terezinha Genuario, Terezinha da Moradia, presente!”.
O candidato do PT, professor Oderlan, que disputa a eleição para prefeito de Taboão da Serra comunicou ao Portal O Taboanense que todas as atividades da campanha estão suspensas devido a morte de Terezinha.
“Terezinha era uma militante na defesa das mulheres na política, sempre defendeu essa bandeira. E sua luta na defesa de moradia digna para todos é um exemplo para Taboão da Serra. Uma tristeza tudo isso, estamos muito abalados. Terezinha,companheira de primeira hora”, disse professor Oderlan.