Termina no domingo, 3 de abril, o prazo para compra de créditos para o Cartão BOM
A recarga do Cartão BOM para uso no Metrô, CPTM e EMTU poderá ser feita somente até as 23h59 de domingo, 3 de abril. Os créditos já adquiridos até essa data em todas as modalidades não têm prazo para expirar e ficam disponíveis para utilização até o fim do saldo. A partir do dia 4 de abril, segunda-feira, novas recargas só serão realizadas no Cartão TOP, que já pode ser solicitado por todos os públicos que precisam adquirir créditos para uso no transporte público.
A transição do Cartão BOM para o TOP, iniciada em 2021, é uma etapa importante do processo de modernização dos meios de pagamento no transporte público da capital e da região metropolitana de São Paulo. O TOP mantém o benefício do desconto de R$1,50 na integração entre ônibus e trilhos, a exemplo do que já ocorria com o BOM. Os passageiros que possuem o BOM Sênior ou Especial poderão utilizá-los normalmente até que as datas de emissão do TOP para essas categorias sejam comunicadas.
Mais informações em: Clique aqui
Saldo residual: passageiros que tenham saldo residual igual ou inferior a uma tarifa do transporte regular no cartão BOM, a partir do dia 4 de abril, poderão embarcar no sistema de trilhos do Metrô e CPTM ou ainda nos ônibus intermunicipais da EMTU, sem qualquer prejuízo. Após essa última utilização, que dá direito ao desconto do restante do valor da passagem e em eventual integração, o cartão BOM é automaticamente cancelado.
Verificação do saldo: o saldo de créditos do BOM pode ser verificado nos validadores instalados nas estações. Após o dia 4 de abril, também poderá ser consultado pelo WhatsApp do TOP ou por atendimento eletrônico da central telefônica, ambos no 11.3888.2200.
Cartão TOP: a emissão do cartão TOP pode ser feita antes mesmo de esgotar o saldo do BOM e os passageiros podem utilizar os dois cartões simultaneamente durante a fase de transição. O TOP pode ser solicitado pelo aplicativo TOP, disponível para os sistemas Android e iOS, com entrega em domicílio em até seis dias úteis e cobrança de taxa de entrega; ou presencialmente em uma das mais de 80 unidades credenciadas para o serviço, mediante agendamento prévio no site: (CLIQUE AQUI) . O passageiro deverá comparecer ao local escolhido no horário agendado, apresentando comprovante de residência e CPF ou RG. Não serão realizados atendimentos sem agendamento.
Compra de bilhetes: caso o saldo do BOM se encerre e o passageiro ainda não tenha solicitado o TOP, o uso do transporte nos trilhos pode ser feito pela aquisição de bilhetes QR Code nos seguintes canais de venda: WhatsApp TOP (11 3888-2200); App TOP, nas 800 ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM; ou ainda nos mais de 8 mil pontos comerciais credenciados, que podem ser visualizados pelo site: AQUI
Vale-Transporte: a compra de créditos de Vale-Transporte pode ser feita pelas empresas no BOM até o dia 3 de abril. A partir do dia 4, só serão aceitas no TOP, que deve ser solicitado pelo próprio passageiro pelo aplicativo TOP ou em loja credenciada com agendamento prévio. Orientações sobre o começo da funcionalidade de transporte no TOP serão fornecidas pelo RH das empresas que oferecem o benefício.
Linhas municipais: passageiros de ônibus das linhas municipais que aceitavam o cartão BOM e aderiram ao TOP poderão seguir comprando créditos do BOM mesmo após o prazo limite, até que a operação municipal esteja tecnicamente apta a receber o TOP. Os cartões BOM Vale-Transporte serão carregados pelas próprias empresas empregadoras, enquanto os usuários do BOM Comum poderão adquirir créditos em pontos específicos nos municípios de São Roque, Ibiúna, Cotia, Arujá, Taboão da Serra, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul. Para saber os locais disponíveis para compra de crédito do BOM, acesse: (AQUI)