Terminal de ônibus da estação Morumbi-São Paulo do Metrô deverá ser inaugurado em 45 dias
A deputada Analice Fernandes ao lado do prefeito da capital, Bruno Covas, durante inauguração da estação no último dia 27
Inaugurada no último dia 27 pela deputada estadual Analice Fernandes e pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, a estação Morumbi-São Paulo, da Linha 4 do Metrô, deverá ganhar um terminal de ônibus nos próximos 45 dias, é o que afirmou o secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni na cerimônia de inauguração.
Até agora a Estação Butantã concentrava todo o fluxo de passageiros vindo da região de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica. Cerca de 80 mil pessoas utilizam essa estação diariamente. Uma parte deste fluxo, cerca de 12 linhas intermunicipais, deverão ser deslocadas para terminal da Estação São Paulo-Morumbi, quando este estiver operando.
Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni o terminal será inaugurado em 45 dias. A previsão é que São Paulo-Morumbi movimente 26,5 mil pessoas por dia. A Estação Morumbi fica há 4 km de Taboão da Serra, e é a primeira depois da Estação Vila Sônia, programada para ser entregue em 2020.
Inauguração
A deputa da estadual Analice Fernandes comemorou a inauguração da estação Morumbi-São Paulo. “Uma grande felicidade participar da entrega da Estação Morumbi, vai facilitar a vida de muita gente e de muitos trabalhadores que precisam chegar ao centro de São Paulo. É a Linha 4 se aproximando da periferia, se aproximando de Taboão da Serra de Embu das Artes”, destacou durante seu discurso na inauguração da Estação.
A Estação fica em frente ao Shopping Butantã e poderá ser acessada também pelo outro lado da av. Francisco Morato em passagem que ainda será entregue, assim como pátio de ônibus que está sendo finalizado.
A Estação passará os próximos 15 dias aberta das 10h às 15h, depois deste período entrará em horário normal de funcionamento, das 4h às 00h.
Estação Morumbi-São Paulo
Além do papel social de levar um transporte de qualidade para uma região com mobilidade complicada, a nova estação também foi comemorada pela torcida do São Paulo Futebol Clube. O clube de futebol era o único da capital a não contar com uma estação de metrô ou trem próxima ao seu estádio. Agora, São Paulo-Morumbi assumirá uma função importante para os frequentadores do estádio do Morumbi, distante cerca de 1,5 km da linha. E o primeiro teste para os são-paulinos ocorrerá no próxima domingo, 4 de novembro.
O governo e a ViaQuatro ampliarão o horário de funcionamento nesse dia, de 10h às 19h em vez de 15h para que a torcida possa usufruir da nova estação.
Com pouco menos de 28 metros de profundidade, São Paulo-Morumbi possui quatro pisos subterrâneos. Além da plataforma, há um mezanino metálico como em outras estações do ramal. A viagem entre Butantã e São Paulo-Morumbi leva cerca de 2 minutos e 45 segundos e percorre 2,4 km, uma das maiores distâncias entre estações do Metrô de São Paulo.
Com mais essa inauguração, a rede metroferrroviária soma 19 estações abertas em 2018, maior expansão de sua história. São cerca de 370 km de trilhos, contando a CPTM (273 km) e Metrô/ViaQuatro/ViaMobilidade (96 km).
Próxima estação será a Vila Sônia
Segundo estimativas da Secretaria de Transportes Metropolitanos a Estação Vila Sônia deverá ser entregue em 2020. Sobre a extensão até Taboão a decisão ficará com o futuro governador eleito João Dória.
“Trabalharemos para que a Linha 4 avance mais e mais rápido”, afirma Analice Fernandes.