TIM ativa novo sinal 4G com internet mais veloz em Taboão da Serra e região
Nova tecnologia pode interferir no sinal da TV Digital; morador deve avisar entidade sobre possível problema
A TIM anunciou nesta segunda-feira, dia 17, a ativação da rede de 700 MHz em Taboão da Serra e Embu das Artes, além das cidades de Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Itu, Jandira, Salto e Suzano, ampliando sua capacidade e cobertura indoor.
“Por ser uma frequência mais baixa, o alcance de cobertura pode ser quatro vezes maior comparado ao da faixa de 2600 MHz, além de proporcionar uma maior penetração nos ambientes fechados, como shoppings e restaurantes”, explicou Gabriel Lago, gerente de rede da TIM São Paulo ao site Next TV Brasil.
Região
O sinal de internet móvel de quarta geração (4G) na faixa dos 700MHz está chegando também nas cidades da região: Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra deverão ter o sinal já no início de 2019.
Esta é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem a internet com velocidades muito mais rápidas, principalmente em ambientes fechados.
Apesar da boa notícia para moradores da região, o 4G e a TV aberta utilizam frequências de sinais muito próximas, o que eventualmente poderá causar pequenas alterações no televisor, como chuviscos, chiados, quadriculados, ou perda de qualidade de áudio e imagens.
A TV Perfeita foi criada pela EAD, entidade criada conforme determinação da Anatel, para atuar de maneira preventiva e corretiva nas regiões onde o 4G em 700 MHz for implantado. A missão da TV Perfeita é zelar pela qualidade de imagem da TV aberta. Para orientar sobre este processo, a TV Perfeita criou o www.tvperfeita.com.br com todas as informações a respeito da convivência do sinal 4G em 700 MHz.
Além das cidades da região, Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapevi, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista também estão passando pelas mudanças para a instalação do novo 4G.
Condomínios
A TV Perfeita enviou um filtro para todos os condomínios residenciais das cidades que estão passando pelas mudanças nos sistemas de TV e telefonia celular. Todos os condomínios residenciais devem receber um filtro para ser instalado junto ao sistema de antena coletiva. Você deve confirmar com o síndico se ele recebeu e instalou o filtro.
Caso o condomínio não tenha recebido o filtro ou haja necessidade de filtros adicionais, solicite ao síndico fazer o cadastro do seu condomínio ou ligar gratuitamente para o número 0880 670 1010.
Mudanças
Iniciado em 2016, o processo de desligamento do sinal analógico é conduzido por um grupo formado pela Anatel; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; radiodifusores; e operadoras de telefonia móvel que participaram de um leilão para operar a faixa de 700 MHz. A licitação da faixa, ocorrida em 2014, recolheu à União R$ 5,4 bilhões pagos pelas quatro operadoras, valor abaixo dos R$ 7,7 bilhões estimados pelo governo.
Pelo edital, as vencedoras tiveram que constituir uma entidade sem fins lucrativos para operacionalizar a liberação da faixa. A organização ficou responsável também pelo custeio do remanejamento dos canais e distribuição de receptores de sinal digital às famílias inscritas em programas sociais do governo federal.
Segundo a Anatel, até o final do ano passado, com o remanejamento da faixa de 700 MHz, mais de 66 milhões de telespectadores brasileiros passaram a receber o sinal digital. O relatório disse ainda que, até outubro de 2017, dos 241 milhões de celulares no Brasil, 79% deles podiam acessar a banda larga por meio de smartphones.
“Com o uso da faixa de 700 MHz, a qualidade [de internet] percebida pelo usuário está sendo ampliada, uma vez que, para além das próprias características dessa faixa (maior velocidade e melhor cobertura), diminui o fluxo de dados nas demais faixas em uso”, diz o texto.
O cronograma inicial previa o início do desligamento em 2015 e término em 2018, mas foi adiado. Atualmente a Anatel estima que, em 2018, o desligamento do sinal analógico continuará em mais 1.040 cidades, entre elas, áreas metropolitanas de todas as capitais que ainda convivem com os dois sinais. A previsão da ouvidoria é que o processo acabe até 31 de dezembro de 2023.
De acordo com o Art. 45 da Lei Geral de Telecomunicações, o ouvidor da Anatel é nomeado pelo presidente da República para um mandato de dois anos renovável, com competência para ter acesso a todos os assuntos da agência reguladora e o dever de avaliar a eficiência e o cumprimento dos deveres funcionais dos servidores.
Sobre a TV Perfeita
A TV Perfeita foi criada pela EAD — Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. A missão da TV Perfeita é minimizar possíveis interferências entre sistemas de TV e 4G.
Com informações da Agência Brasil