TJD deve julgar Batatais por jogador irregular nesta quinta-feira
Caso a Justiça Desportiva acate a representação do Cats contra a equipe do interior, o clube taboanense se livra do rebaixamento, permanecendo na Série A3 em 2020
Para Anderson Nóbrega, presidente do Cats, o regulamento do CBJD deve ser cumprido
O Tribunal de Justiça Desportiva deve julgar nesta quinta-feira, dia 13, a representação do Ca. A. Taboão da Serra contra o Batatais que teria utilizado, de forma irregular, o zagueiro Marcão em quatro partidas do Campeonato Paulista da Série A3 deste ano. Caso seja condenada, a equipe do interior pode perder até 12 pontos, o que livraria o Cats do rebaixamento.
Segundo o presidente do Cats, Anderson Nóbrega, a representação no TJD não é uma tentativa de manter a equipe na A3 no tapetão. “O artigo 214 do Tribunal de Justiça Desportiva é claro, fala que se você utilizar um jogador irregular perde três pontos por partida. Essa é a pena. Só queremos que o regulamento e a lei sejam cumpridos. Comprovando que o jogador atuou de forma irregular tem que perder os pontos, não é só o Batatais, é qualquer equipe”, disse ao Portal O Taboanense.
O teor do ofício relata a utilização do zagueiro Marcos Paulo Dias de Almeida, (Marcão), de forma a ferir o artigo 214. do CBJD, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que reza que, se utilizar de atleta de forma irregular acarreta perda de 3 pontos por jogo do qual o atleta participar; além de multa, que vai de R$ 100 a R$ 100 mil.
No caso do zagueiro Marcão, o próprio clube havia afastado o jogador e dado entrada no INSS, como acidente de trabalho com vigência entre os dias 30/10/2018 e 03/02/2019, e suspendido o contrato do jogador; porém o atleta atuou em 4 partidas da Série A-3,entre 19 e 31 de janeiro.
Baseado nestes dados, o Cats juntou diversos comprovantes da irregularidade, com as súmulas dos jogos, a tabela do campeonato, extratos do INSS e o Bid do atleta e compôs um dossiê para formalizar a denúncia. A equipe taboanense reivindica a destituição de 12 dos 15 pontos, que o Batatais F. C. alcançou na competição, o que livraria a equipe da Grande São Paulo, da 2ª Divisão em 2020.
Com informações de Gerson Gonçalves