Todas as UBS’s de Taboão da Serra passam a vacinar contra febre amarela a partir desta segunda, dia 18
Foto: Ricardo Vaz/Divulgação
A partir desta segunda-feira, dia 18, todas as unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra passaram a oferecer a vacina contra febre amarela. O atendimento ocorrerá das 8 às 17h. De acordo com a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner, não é necessário correria, uma vez que não há casos da doença no município.
“Vamos começar a vacinar para febre amarela a partir de segunda-feira [18], as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, das 8 às 17h. Neste momento isso é suficiente, porque Taboão da Serra é eminentemente urbana, não é uma cidade de matas e florestas, não é povoada por macacos por todos os lados, e não tem o inseto que transmite o vírus da febre amarela, que é o Haemagogus”, declara a secretária.
Raquel Zaicaner ainda explica que “não tem caso de febre amarela urbana de 1942. “A vacinação é apenas um bloqueio ambiental, para nos antecipar ao problema”. E não há motivo para pânico ou corrida às unidades de saúde, porque, gradativamente, todos serão vacinados. E em 2018 a vacina contra febre amarela vai fazer parte do calendário de vacinação”, esclarece.
Quem não pode tomar a vacina
A secretária ainda lembra que nem todos podem tomar a vacina, caso de gestantes, mulheres amamentando, crianças menores de 9 meses, diabéticos, cardíacos, maiores de 60 anos, e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, com HIV, por exemplo) e pessoas com reação alérgica à proteína do ovo ou gelatina. A dra. Raquel recomenda que essas pessoas consultem um médico antes de optar por tomar a vacina.
“Se as mulheres que estão amamentando optarem por tomar a vacina, precisam suspender a amamentação por 10 dias”, comenta a secretária. Outra coisa, basta uma dose da vacina para ficar imune. “Se você tem certeza que já tomou a vacina, não precisa tomar uma segunda doce, porque pode o organismo pode hiper-reagir”.
Prioridade
Além das unidades fixas, a vacinação será feita também em postos volantes, em bairros que tem “mato”, ou seja, com áreas verdes adensadas, como Pq. Laguna, Jd. Mirna, Jd. Monte Alegre, Recanto dos Pássaros entre outros. Haverá informes em vários locais.
“A gente vai vacinar em todas as unidades básicas de saúde. Mas teremos postos volantes nessa área que tem mata, onde a gente acha que deve centrar uma atenção maior. Mas voltamos a informar, não é preciso pânico, não temos casos de febre amarela em Taboão da Serra, não temos macaco positivo”, alerta.
Mais uma vez, a Secretaria de Saúde alerta que os macacos não são transmissores do vírus, e sim os mosquitos Haemagogus e Sabethes. “O macaco é uma vítima, ele é um hospedeiro. Mas ele não transmite o vírus”, relata.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, quase 3 mil pessoas já foram vacinadas em 2017.
Sintomas
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar o indivíduo infectado à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (pele e olhos amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de uma pessoa infectada para outra pessoa.