Trabalhador, guerreiro, orgulhoso dos filhos e da esposa, o taboanense Xitão fará falta
Como explicar a dor da perda. Para muitos a vida não se completa na terra, ela se estende aos céus e se transfere aos que ficam, pois serão o espelho daqueles que partem. Nessa certeza colocamos no quebra cabeça da vida, agora sem uma peça, a família Araújo Ferreira, do nosso saudoso e ilustre cidadão taboanense Washington Ferreira, o “Xitão”, como era conhecido.
Publicitário e administrador, Xitão, morador há 30 anos da cidade de Taboão da Serra, veio a falecer de enfarte nesta última terça, 19, no auge dos seus 52 anos. Brincalhão e ao mesmo tempo sereno, foi um pai exemplar tendo educado seus dois filhos, Paulo Ferreira e a Renatinha, com a maestria de um artesão modelando sua peça.
Sua esposa, Elaine de Sá Valença, foi a administradora dessa “trupe” e, ao lado de Xitão, formaram um lar harmonioso que tantos na cidade conheceram. Para seu filho Paulo, ele foi uma pessoa excepcional.
“Simplesmente o melhor marido, o melhor pai, e o melhor filho. Impossível esquecer os momentos felizes e divertidos a seu lado. Estar a seu lado sempre foi sinônimo de dar muitas risadas e gargalhadas. Sua marca sempre irá ficar”, completa. Sua maior satisfação era ajudar o próximo, um grande motivador para que as pessoas alcançassem o sucesso.
Amigo de longa data, o vereador Paulo Félix, fez questão de interromper suas férias e vir ao enterro do companheiro. Félix comentou sobre sua amizade com Xitão e nos confidenciou ter ficado espantado com a notícia de sua morte.
“O conheço há 25 anos. Como profissional foi uma pessoa ímpar. Como amigo, foi uma pessoa diferenciada. Aonde ele chegava havia muita alegria. Tinha um caráter elevado, excepcional”, comentou.
Paulo Félix trabalhou com o publicitário Washington em 1996. Para ele o que mais marcava no trabalho de Xitão eram as cores vibrantes que utilizava e a inovação.
“Ele foi um pioneiro. Abriu o caminho para os demais. Trabalhei com ele em 96, na campanha para a prefeitura de Taboão. Eu fui vice do Paulo Silas. Em seu trabalho, ele (Washington) marcava pelas cores e qualidade inovadora”, disse.
Seu currículo é marcado por diversas campanhas publicitárias na região. Ele já trabalhou com diversas personalidades e empresas da cidade. Como exemplo, colocamos: Campanha de Paulo Félix e Paulo Silas, Buscarini, Aprígio, Fernando Fernandes, Evilásio, Arlete Silva, Caboré, Doutor Maurício, Professor Said, Empresa Cinpal, Cooperativa Vida Nova, Belfort, Global Blindagem, Tânia Bulhões, Mariah Cabeleireiros, Seccional, entre outros.
Como forma de agradecimento, seu filho Paulo nos concedeu essa entrevista e muito emocionado tentou em palavras expressar sua gratidão ao pai.
“O senhor deixou um rastro dourado, e o seguiremos, mamãe, Renatinha e eu. Absorvemos cada palavra em toda sua vida aqui na terra. Nós o faremos sentir orgulho aí de cima. Te amamos!”, disse emocionado.
Haveria mais palavras para condecorá-lo, contudo não conseguiríamos esgotar todas as possibilidades de honraria a ele. O que nos fica está expresso nas palavras de seu filho, Paulo Ferreira, que muito o amou e como filho, o lembrará eternamente.
“O meu pai é um sonho, é minha vida, ele está comigo, dentro de mim, e nunca vai deixar de existir. Obrigado por tudo, o senhor é meu tudo, estamos juntos! O meu pai é o gatão, é o Xitão”, diz.
Sua missa de sétimo dia será no Santuário Santa Terezinha, na próxima segunda-feira, dia 25/01, às 19h. A família convida todos os amigos para esta última homenagem.