Trabalhadores da coleta de lixo de Itapecerica da Serra decidem nesta quinta-feira se greve continua
Os coletores reclamam de atraso no pagamento do salário, benefícios e péssimas condições dos veículos, que estão sucateados. Sindicato avaliará proposta da Construrban, empresa responsável pelos serviços de coleta da cidade
Coletores de lixo de Itapecerica da Serra estão em greve desde segunda-feira, dia 13
Os coletores de lixo de Itapecerica da Serra estão em greve desde segunda-feira, dia 13. De acordo com o sindicato da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Ônibus R. I. I. I. e Setor diferenciados de São Paulo, os trabalhadores reclamam de atraso no pagamento do salário e benefícios como vale alimentação, vale refeição e vale transporte. Eles também denunciam as condições dos caminhões que fazem o serviço, que estão sucateados, e da falta de equipamentos de segurança.
Há 30 dias os funcionários, representantes do sindicato, da empresa Construrban – responsável pelos serviços de coleta da cidade, da prefeitura, vereadores e o secretário municipal de Obras Carlos Hueb, se reuniram e acordaram que seriam realizados os pagamentos do FGTS e INSS, melhorias no pátio da empresa, revisão dos caminhões, que os trabalhadores reclamam que circulam com pneus carecas, sem freio e com o motor fraco, “colocando em risco a vida dos trabalhadores e da população”.
Como a empresa não cumpriu o acordo, os trabalhadores decidiram decretar uma nova paralisação. Essa é a quarta vez que a categoria entra em greve neste ano. Segundo informações, a Construrban alega que está passando por dificuldades financeiras.
Em nota a Prefeitura informou que “está em dia com a empresa vencedora da licitação e tomando as devidas providências para que seja cumprido o contrato”.
Na manhã desta quinta-feira, dia 16, às 6h da manhã, os trabalhadores voltam a se reunir para decidirem se a greve continua.