Trabalho infantil atinge mais de mil crianças e adolescentes em Itapecerica da Serra
A Prefeitura de Itapecerica da Serra com o auxílio da empresa E-SOCIAL – Gestão em Serviços Públicos, retomou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Governo Federal, após estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontarem que cerca de 1.082 crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no município.
A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica visa identificar crianças e adolescentes inseridos em condições de trabalho infantil e inseri-los nos serviços socioeducativos, como oficinas de teatro, música, contação de história, filosofia, dança e outros. A ação também tem o cuidado de amparar famílias e providenciar atividades voltadas para a geração de renda, como Culinária.
O primeiro movimento, denominado Caminhada pelo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), ocorreu no último dia 8 de fevereiro, quinta-feira, com início em frente ao CRAS Parque Paraíso e finalização no Campo do Jacira.
O trajeto foi percorrido por mais de 50 pessoas e o Bloco Hercu, do bairro Jd. Ângela (bloco de carnaval que defende e trabalha questões sociais). “Iniciamos efetivamente o projeto com esse movimento, mas também, durante a semana, cuidamos da capacitação dos profissionais que participarão do plano. Em março, teremos o seminário educativo e ações efetivas com as famílias e crianças. As famílias também ganharão recursos por tirar a criança da rua através do Cadastro Único”, explicou a secretária Helena Rol.
Quem presenciar situações de trabalho infantil deve denunciar. Disque 100 ou ligue para o Conselho Tutelar (Centro) 4667-3225 / 4667-6485 (Jardim Jacira) 4165-1192.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil