Tradição: Cordeiro do João Slaviero completa 20 anos em Taboão da Serra
Um dos eventos gastronômicos mais tradicionais de Taboão da Serra completou neste mês de outubro 20 anos. O Cordeiro do João Slaviero vem se firmando em novos espaços e no último dia 10, aconteceu pelo terceiro mês seguido no Bar do Jota, no Jd. Elisabeth.
O evento é sazonal, acontece sempre às segundas-feiras e muda de local conforme o número de convidados. “Estamos fazendo essa experiência aqui no Bar do Jota, já é a terceira vez e estamos gostando muito do resultado, vamos conversar para definirmos um calendário com mais datas em 2023”, afirma João Slaviero.
Durante o Cordeiro do João, além das tradicionais paletas de cordeiro, também são servidas outros tipos de carne, saladas e acompanhamentos como a disputada batata à vinagrete, receita que começou a ser feita no antigo Westfalen, o mais antigo restaurante alemão de toda região, que funcionou por décadas na divisa entre Embu da Artes e Itapecerica da Serra.
Outros pratos tradicionais da família Slaviero também são servidos no evento. A moela à vinagrete e a abobrinha italiana aperitivo completam o buffet que é servido a vontade.
Para o próximo ano, João Slaviero pretende levar o tradicional evento para outros pontos de Taboão da Serra, além da realização de eventos particulares com o mesmo esquema que faz tanto sucesso na região. “Temos sempre algumas restrições de agenda, mas conversando podemos fechar em uma data boa para todos”, disse.
Tradição
A família Slaviero sempre esteve ligada a gastronomia e a culinária, com diversos restaurantes na região. Em 1972, na região da Praça Nicola Vivilechio, em Taboão da Serra foi inaugurado o primeiro negócio deles na cidade com o nome que homenageava a própria família.
Depois de anos funcionando no centro de Taboão da Serra, ampliaram o mercado inaugurando o estrelado e concorrido Westfalen, que aos fins de semana reunia políticos, empresários, jornalistas e artistas de toda a região.
Após um bom período longe dos fogões, a família Slaviero abriu um novo restaurante na avenida Armando Andrade que honrou as tradições alemãs e gaúchas, além de ampliar e diversificar para pratos brasileiros, dando destaque para carnes e peixes.
Atualmente para quem quiser apreciar a rica culinária da família Slaviero existe uma opção aos fins de semana. No Sacolão da Roça, na avenida São Paulo 411, no Intercap. Lá são servidos, apenas para viagem, diversas carnes assadas, frangos e outras delícias. O joelho de porco, o chucrute e o pernil não estão no cardápio, mas podem ser encomendadas com antecedência.
Já o evento do Cordeiro do João começou há 20 anos como uma brincadeira entre amigos. “O Guerino Zottis [da imobiliária] me chamou para fazer um evento só para algumas pessoas próximas. O sucesso foi tão grande que no dia seguinte já tinha cinco agendados”, lembra.
“No começo fizemos o evento na própria imobiliária, depois passamos para a casa do Guerino e decidimos passar a fazer na minha casa, onde ficou durante muitos anos, só iam os amigos, mas a fama foi aumentando e cada vez mais convidados apareciam. Há alguns anos passamos a fazer no Clube de Malha [LM] onde ficamos mais de cinco anos”, conta João.
Sobre o fato de o evento ser muito restrito, João pondera que essa é uma das tradições. “Começa com um amigo ligando pro outro, convidado e vai chegando gente, fazemos tudo antecipado, mas sempre funcionou assim”.
Uma opção para conhecer o tradicional Cordeiro do João é realizar um evento particular, mas é necessário ver a agenda com bastante antecedência. É possível combinar pelo telefone 11 97445-2088 e falar com o próprio João.