TRE absolve Jones Donizette em processo eleitoral sobre tragédia na Multiteiner em Itapecerica da Serra
Jones Donizette e Ely Santos
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) absolveu por unanimidade de votos, Jones Donizette (Republicanos), candidato a prefeito em Itapecerica da Serra, e a deputada federal Ely Santos (Republicanos), no processo eleitoral sobre a tragédia que aconteceu em 2022 na empresa Multiteiner, onde 9 pessoas morreram e 39 ficaram feridas durante o desabamento de um mezanino. A sentença foi proferida na terça-feira, dia 13.
Na sentença, o desembargador Encinas Manfré declarou que “não há demonstrativo sólido de que
houve abuso de poder econômico pelos representados. Não se comprovou irregular finalidade eleitoral da reunião, ou seja, a efetiva utilização da estrutura da empresa para ato político”.
Relembre o caso
O desabamento aconteceu na manhã do dia 20 de setembro de 2022, na empresa de contêineres Multiteiner, em Itapecerica da Serra, onde acontecia um evento de campanha eleitoral com a presença da então candidata a deputada federal Ely Santos e do também candidato a deputado estadual Jones Donizette.
O acidente aconteceu no final do evento. Havia cerca de 70 pessoas no local na hora do acidente, e 39 ficaram feridas e nove morreram.
Veja abaixo a nota na íntegra
Itapecerica da Serra, 13 de agosto de 2024
É com alívio que anunciamos a DECISÃO UNÂNIME do julgamento de hoje no TRE-SP, que absolveu todas as acusações injustas dirigidas a mim e à Ely Santos sobre o caso Multiteiner.
Desde o início, mantivemos nossa confiança na justiça e na verdade, acreditando que os fatos seriam devidamente reconhecidos.
Lamentamos profundamente os eventos que nos trouxeram até este ponto e esperamos que as devidas responsabilidades sejam apuradas, para que os verdadeiros culpados respondam pelo ocorrido. Tanto eu quanto a Ely também fomos vítimas dessa situação e, por isso, não desejamos mais comentar sobre este assunto que ainda é muito doloroso para nós.
Agradecemos imensamente o apoio e a solidariedade que recebemos de nossos amigos, familiares e da comunidade durante este período. Nosso foco agora é seguir em frente, trabalhando pelo desenvolvimento de Itapecerica da Serra e pelo bem-estar de todos.
Agradecemos pela compreensão e apoio de todos.
Atenciosamente,
Jones Donizette
Redes sociais desbloqueadas
Mais uma vitória, após ter suas redes sociais bloqueadas pela Justiça, nesta quinta-feira, dia 15, o candidato Jones Donizette, teve a decisão suspensa pelo desembargador Cotrim Guimarães, e o político teve todos os seus perfis reestabelecidos.
“O Partido Liberal ingressou com representação eleitoral contra o pretenso candidato Jones Donizette Sobrinho, ao fundamento de que ele teria incorrido em abuso do poder econômico ao se valer da estrutura da ONG Pay no Bem para a prática de uma suposta publicidade eleitoral…”
Na sentença, o desembargador explicou que “Ademais, considerando-se a proximidade do período de campanha eleitoral, em que as redes sociais representam ferramenta imprescindível nos atos de propaganda, revela-se demonstrado o periculum in mora exigido para a hipótese. Ante o exposto, DEFIRO O PEDIDO DE CONCESSÃO DE MEDIDA LIMINAR suspender a eficácia da decisão impetrada e reestabelecer os perfis de titularidade do Impetrante mantidos nas redes sociais “Instagram” e “Facebook” até o julgamento final desta ação”.