TRE-SP alerta para falsa comunicação sobre débitos eleitorais em aplicativo de mensagem
Eleitores devem redobrar a atenção diante de uma nova tentativa de golpe envolvendo supostos débitos eleitorais. O alerta foi emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), após a circulação de mensagens falsas em aplicativos como o WhatsApp.
As mensagens utilizam indevidamente o nome e a identidade visual da Justiça Eleitoral para informar falsas pendências vinculadas ao CPF do eleitor. Em seguida, os golpistas direcionam a vítima para links fraudulentos que prometem regularizar o título eleitoral mediante pagamento.
O TRE-SP esclarece que não utiliza aplicativos de mensagens, plataformas intermediárias ou links enviados por terceiros para cobrança de multas eleitorais. A regularização de pendências e o pagamento de débitos por ausência nas eleições ou trabalhos eleitorais devem ser feitos exclusivamente pelos canais oficiais da Justiça Eleitoral.
Segundo o órgão, os pagamentos podem ser realizados pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. No Autoatendimento, basta acessar a área “Consultas” e selecionar a opção “Débitos eleitorais”. Já no e-Título, o serviço está disponível na aba “Mais opções”, dentro de “Outras Opções”.
O Tribunal também reforça que, mesmo após o pagamento das multas, títulos cancelados não serão regularizados automaticamente neste momento. Isso porque o cadastro eleitoral está fechado desde o dia 7 de maio, conforme prevê a Lei das Eleições, para organização do pleito de outubro de 2026.
Com o fechamento do cadastro, serviços como emissão do primeiro título, coleta biométrica, transferência de domicílio eleitoral, alteração de dados cadastrais e regularização de títulos cancelados estão temporariamente suspensos. A reabertura está prevista para 3 de novembro.
Enquanto isso, o TRE-SP orienta a população a buscar informações apenas nos canais oficiais da Justiça Eleitoral e a desconfiar de mensagens que solicitem pagamentos ou dados pessoais por aplicativos. Casos suspeitos e conteúdos falsos podem ser denunciados por meio do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral.
TAGS
Notícias relacionadas
Taboão da Serra abre Junho Verde com festa popular, capoeira e debate sobre crise climática
26/05/2026
SDET Taboão da Serra investe em qualificação e oferece curso gratuito de Corte e Costura à população
26/05/2026

