Trecho Norte do Rodoanel custou 50% acima do previsto
Em 2013, a obra do Rodoanel Norte foi orçada em R$ 4,3 bilhões e, seis anos mais tarde, já foram gastos R$ 6,3 bilhões
Além do alto custo, a obra causa diversos transtornos aos moradores da região
Da Gazeta de S. Paulo
As obras do Rodoanel Norte já custaram 50% acima do previsto, segundo um relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado pelo “G1”. Em 2013, quando teve início, a obra foi orçada em R$ 4,3 bilhões, e, seis anos depois, já foram gastos R$ 6,3 bilhões, segundo dados do Governo do Estado. Agora, o Estado terá que refazer os cálculos para saber o quanto ainda terá que gastar.
Além do alto custo, a obra causa diversos transtornos aos moradores da região. Em Guarulhos, um canteiro de obras está abandonado e vigas estão a céu aberto sofrendo com a ação do tempo. Em outro trecho, o entulho que sobrou da desocupação de uma área irregular ainda está no local.
Em março deste ano as obras foram paralisadas. O relatório da Fipe foi contratado pela gestão do então governador Márcio França (PSB), em setembro de 2018. Os técnicos analisaram os contratos e outros documentos e identificaram falhas graves no sistema de medição da obra, que atesta se o serviço foi executado.
Os técnicos destacaram a quantidade de valores pagos através de adiantamentos realizados pela Companhia de Desenvolvimento Rodoviário (Dersa) às empresas nos seis lotes. Dois ou três meses depois, os valores idênticos foram estornados, funcionando como uma espécie de empréstimo a juro zero, prática proibida.
Ainda segundo os técnicos da Fipe, há divergências no total de pagamento das obras e outros problemas como o muro da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Guarulhos, que está prestes a cair após uma escavação no lote 6.
O governo João Doria informou à reportagem do “G1” que não é possível fazer uma previsão de quando o trecho Norte vai ficar pronto porque não dá para saber exatamente o quanto da obra está concluído e o quanto ainda falta terminar.
O governo vai aproveitar as informações do relatório da Fipe, mas a Dersa vai contratar nas próximas semanas o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para fazer um novo estudo. A retomada e conclusão do Rodoanel Norte vão depender desse laudo.