Trotes para o Samu chegaram a 47% das ligações em 2010
Os trotes representam quase a metade de todos os chamados recebidos em 2010 pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Taboão da Serra. Das 13.003 mil ligações recebidas durante todo o ano passado, 6.141 mil foram chamadas falsas (47,22%), um crime com pena prevista no Código Penal brasileiro.
De acordo com dados do SAMU, de 2009 a 2010 o número de trotes caiu de 60% para 47,22% do total recebido, mas ainda representa um problema para a equipe. A população precisa entender que aplicar um trote pode comprometer o atendimento e colocar em risco a vida de quem realmente precisa de atendimento emergencial.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência conta com um identificador, com isso é possível registrar o número de quem está solicitando a chamada. Devido a experiência dos atendentes do SAMU, em alguns casos eles conseguem identificar quando se trata de trote.
Nem sempre é feito o encaminhamento de viatura, em alguns casos pode-se resolver pelo telefone. “A diferenciação se faz pelo processo local e até mesmo pela maneira da solicitação da viatura”, informou a coordenação.
A grande maioria dos trotes é feita de telefones públicos e a ligação para o 192 é gratuita. A Secretaria de Saúde já solicitou para a Telefônica a lista com os números de todos os telefones públicos, com endereço, para que a atendente já possa identificar de onde está sendo realizada a ligação.
O SAMU conta com 103 funcionários, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, motoristas e atendentes, todos com treinamento e capacitação específicos para executar o trabalho. O SAMU, conta com cinco viaturas, uma USA, três básicas e uma reserva técnica.
Em caso de emergência disque 192 e chame o SAMU. Ligação gratuita, 24 horas por dia.