Trotes para o SAMU tiveram queda nos cinco primeiros meses do ano
De janeiro a maio de 2013 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recebeu 10.095 chamadas em Taboão da Serra. Dessas, 840 foram trotes, houve uma queda considerável em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.776 ligações falsas, uma diminuição de 52,7% no período, mas o número ainda é muito alto. Passar trote é crime com pena prevista no Código Penal brasileiro.
O número de atendimentos emergenciais USA, que exige a presença de médico, enfermeiro e auxiliar nas viaturas, registrou 1.604 ligações no período. Já o atendimento com unidade de suporte básico, com técnico de enfermagem, que cuida de casos menos emergenciais, chegou a 6.791 e também foram realizadas 890 orientações via telefone nos primeiros cinco meses do ano.
“O atendimento do SAMU é de extrema importância para Taboão da Serra e os números comprovam isso. Quando o SAMU é acionado, dependendo do caso, mobilizamos uma equipe inteira de profissionais que sai para salvar a vida da pessoa acidentada ou que está passando mal na residência ou nas ruas do município. O que não podemos aceitar são as pessoas se utilizando de um serviço tão importante como esse em forma de brincadeira passando trote”, enfatizou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.
O mês de março registrou maior número de ligações falsas, com 211 e abril contou com o menor, 102 trotes, chamadas identificadas via bina. Maio foi o mês que mais recebeu chamadas, 1.778 atendimentos básicos e 334 emergenciais USA.
Em abril de 2012, foi aprovada lei estadual que multa quem passar trote para centrais de Emergência da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros ou do Samu. O valor da multa pode chegar a R$ 1 mil.
Dados são do SAMU Taboão da Serra.