TSE confirma e Taboão da Serra poderá ter segundo turno; cidade atingiu 212.349 eleitores aptos
Eleitores aguardam para votar na escola Domingos Mignoni, no centro de Taboão da Serra, em 2022
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Com informações do TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira, dia 30, que Taboão da Serra terá segundo turno nas eleições municipais deste ano. Existia uma dúvida em relação a quantidade de eleitores, mas foi confirmado em outubro estão aptos 212.349 eleitores. Veja o Raio-X do eleitorado taboanense.
De acordo com o TSE, 103 municípios contam com mais de 200 mil eleitoras e eleitores registrados. Isso quer dizer que, nesses lugares, a disputa para o cargo de prefeito pode ser decidida em uma segunda etapa, se nenhuma das candidatas ou nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos na primeira fase do pleito.
Na região apenas Taboão da Serra (212.349 eleitores) e Embu das Artes (207.256) terão segundo turno. O 1º turno das Eleições Municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, data em que o eleitorado de todas as cidade escolherá representantes para as prefeituras e câmaras municipais. Um eventual 2º turno acontecerá no dia 27 de outubro somente para prefeito.
→ Acompanhe todas as notícias das eleições municipais no nosso Blog Eleições 2024
Taboão da Serra tem mais de 200 mil eleitores desde 2016. Nessa eleição o então prefeito Fernando Fernandes foi reeleito com 53,77% dos votos e a realização do segundo turno não foi necessária.
Já em 2020, pela primeira vez, o eleitor taboanense foi às urnas no segundo turno. Aprígio e Engenheiro Daniel foram os mais votados e decidiram, na segunda votação, quem comandaria Taboão da Serra pelos próximos quatro anos. No primeiro turno Engenheiro Daniel ficou em primeiro lugar, mas no segundo turno Aprígio conseguiu virar o jogo e foi eleito com apenas 1.695 votos de vantagem.
Agora, em 2024, Taboão da Serra terá cinco candidaturas concorrendo ao cargo de prefeito, três deles já tiveram seus nome oficializados: Nil Félix (Psol), Marcos Costa (Novo) e Engenheiro Daniel (União Brasil). Neste domingo, dia 4, as convenções devem homologar os nomes de Aprígio (Podemos) e Fernando Fernandes (PSDB).
Dos 5.569 municípios do Brasil, Taboão da Serra aparece no ranking como a 94ª cidade com mais eleitores em todo país. Embu das Artes vem logo em seguida, ocupando a posição de número 97. A capital paulista é disparada o município em número de eleitores: 9.322.444.
Evolução do eleitorado em 2024 no Brasil
Nas Eleições Municipais de 2016, 92 municípios tinham mais de 200 mil eleitores. No pleito de 2020, o número subiu para 95 localidades. Neste ano, são 103 cidades com possibilidade de realização de um 2º turno.
Todas as 26 capitais brasileiras que elegerão representantes em outubro estão na listagem. A grande novidade é Palmas (TO), que, atualmente, tem mais de 209 mil eleitores e, pela primeira vez, poderá participar de uma eventual segunda etapa da votação. Vale lembrar que, nas eleições municipais, não votam as eleitoras e os eleitores do Distrito Federal, de Fernando de Noronha (PE), nem os que residem no exterior.
De 2020 para 2024, nove municípios atingiram a marca de mais de 200 mil eleitores. São eles: Camaçari (BA), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Foz do Iguaçu (PR), São José dos Pinhais (PR), Magé (RJ), Embu das Artes (SP), Sumaré (SP) e Palmas (TO).
O eleitorado de Governador Valadares (MG) caiu de 213 mil em 2020 para 198 mil eleitores em 2024. Por esse motivo, o município não consta mais na listagem.
Juntos, os 103 municípios que poderão ter uma segunda etapa da votação neste ano têm 60,5 milhões de eleitores. O número equivale a 38,8% do eleitorado nacional. No total, o Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar nas Eleições 2024.
Com 30 municípios, São Paulo é o estado com o maior número de localidades onde poderá ocorrer um 2º turno para prefeito no dia 27 de outubro, seguido do Rio de Janeiro (11) e de Minas Gerais (8).
Na capital paulista, votam 9,3 milhões de eleitores, que poderão comparecer novamente às urnas se houver uma segunda etapa da votação. Os municípios do Rio de Janeiro
e de Belo Horizonte estão na segunda e terceira posição do ranking, com 5 milhões e 1,9 milhão de pessoas aptas a votar, respectivamente.
Eleição
O 1º turno das Eleições Municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro. A votação será iniciada às 8h e, se não houver eleitores na fila, encerrada às 17h, sempre de acordo com o horário de Brasília (DF).