Turismo: Capela de São Lázaro em Embu das Artes abriga obra de Cássio M´Boy
Entre as inúmeras atrações de Embu das Artes, uma se destaca pela singeleza de sua forma e pela beleza do trabalho do artista Cássio M´Boy. A Capela de São Lázaro, que fica entre a rua da Matriz e a rua Nossa Sra. do Rosário, vale uma parada de quem visita a cidade.
Devido a pandemia de Covid-19 a prefeitura de Embu das Artes mantém a igreja fechada, podendo ser observada apenas do lado de fora.
A capela foi erguida em 1934, depois que a imagem de São Lázaro começou a atrair inúmeros devotos. Depois de pronta, a pequena capela passou a abrigar a escultura e os seus adoradores, que faziam vigília e oravam no local. Em 1969 a capela foi restaurada pelo então prefeito da cidade, Annis Neme Bassith, aproximando-a das linhas da arquitetura jesuítica da Igreja Nossa Senhora do Rosário.
A imagem do santo, esculpida em madeira nos anos 20, é uma das obras mais importantes do artista Cássio M´Boy, um expoente do começo do século, conhecido pelas suas imagens de santos. Em 1937, o santeiro de Embu, ganhou o Primeiro Grande Prêmio na Exposição Internacional de Artes Técnicas em Paris. Cássio também foi professor de vários artistas da época como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Alfredo Volpi.
Anote aí
Localização: entre a Rua da Matriz e a Rua Nossa Sra. do Rosário.
Atrativos: imagem de São Lázaro de autoria do artista Cássio M’Boy e o “Santo Cristo” entalhado pelo Zé Santeiro.
Funcionamento: A Capela fica aberta à visitação de quinta-feira a domingo, das 9h às 18h. Não são realizados cultos.