Turismo em Bonito: Entenda a novidade sobre a taxa cobrada
O turismo em Bonito é considerado por muitos uns dos mais caros no Brasil, mas o destino vale cada centavo. Esse destino é uma das cidades mais famosas do Mato Grosso do Sul, conhecida pelas belezas naturais incomparáveis.
Turismo em Bonito
Bonito é uma das cidades mais famosas da região do Mato Grosso do Sul. O destino é popular, principalmente, pelas belezas incomparáveis que possui. Por outro lado, quando comparado a outros destinos, este pode ser um pouco mais caro.
Em um cenário pós-pandemia, com a retomada de todas as atividades turísticas na região, existe uma notícia que vale a pena destacar: a partir do mês de dezembro de 2022, uma taxa de turismo será cobrada aos visitantes.
A TAC, instituída por lei complementar, entrará em vigor no destino. A cobrança ainda não tinha entrado em vigor porque o sistema de suporte e organização ainda estavam passando por preparações.
Em termos gerais, a partir da data citada, uma taxa no valor de R$7,00 será cobrada diariamente dos turistas. Os turistas que possuem um plano de permanência maior na cidade pagam o preço fixo de R $60,00 por trinta dias.
Onde o valor arrecadado será investido
Conforme estabelecido na Lei complementar nº 162/21, cerca de 80% de todo o valor arrecadado será para a preservação do meio ambiente, que já é forte na região.
Além disso, esse valor também será investido na conservação das estradas, controle e prevenção da poluição e demais ações de preservação do meio ambiente. É importante citar que um dos maiores destaques de Bonito são os passeios nos rios de água cristalina.
Já os 20% restantes serão destinados para saúde pública e para a aquisição de equipamentos para assistência médica da região. Segundo a legislação, os visitantes com maior permanência no local, pagam o valor de R $60,00 fixos para 30 dias de estadia, e R $7,00 a diária nos demais casos.
O diretor do turismo acredita que as novas taxas não vão interferir na tomada de decisão dos turistas de conhecerem a região. E, justamente por isso, contribui positivamente para essa decisão. Enfim, para preservar a beleza do destino, essas medidas são importantes. Visite Bonito e se apaixone pelo contato com as belezas naturais. Fale com uma agência credenciada agora: clique aqui.
Existe isenção da cobrança da taxa
A princípio, existe isenção da cobrança de taxa, mas ela só é válida para as crianças com menos de 5 anos de idade. Além disso, ela também abrange os prestadores de serviços da região e os moradores do município.
Para os moradores e prestadores de serviços não será cobrado nenhum comprovante perante os órgãos públicos da região. Entretanto, no caso de requisição por parte dos agentes fiscais, será necessário apresentar documentos em algumas situações.
É importante esclarecer que a cobrança da taxa não diz respeito a passeios turísticos, mas a permanência diária na região. Vale ressaltar que são as próprias agências responsáveis pela cobrança deste valor por parte dos visitantes.
Como a cobrança funciona na prática
A princípio, os turistas devem comparecer em uma agência de turismo de Bonito, apresentar a documentação pessoal e fazer seu cadastro. Na sequência, eles precisam informar aos profissionais a quantidade de dias que permanecerão na região.
Com base no número de diárias, a agência vai calcular o valor que será pago pelos turistas. E, então, um voucher será emitido e o valor será recebido. A quantia será, posteriormente, repassada para a prefeitura de Bonito.
É importante dizer que o pagamento do voucher depende do passeio contratado pelo visitante. Além disso, se não fizer parte das exceções que recebem isenção do pagamento, o turista deverá pagar o valor passado pela agência.
Matéria realizada com base no site Roteiro Bonito MS