UBS do Jd. Helena foi inaugurada em setembro de 1996
O então prefeito José Vicente Buscarini discursa na inauguração da UBS do Jd. Helena
Publicado no Blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 660 do Jornal O Cidadão, publicada em setembro de 1996. O destaque foi a inauguração da Unidade Básica de Saúde no Jd. Helena.
Inaugurada no dia 1º de setembro de 1996, a Unidade Básica de Saúde do Jd. Helena. O prédio onde passou a funcionar a UBS, na estrada São Francisco, estava com as obras paradas desde 1991. Atualmente funciona no prédio a AME de Taboão da Serra.
“Desde a última segunda-feira, a comunidade conta com os serviços de nove médicos (nas especialidades de clínica geral, pediatria e ginecologia e três dentistas, todos trabalhando em três turnos, das 7 às 21 horas. No total são 32 profissionais, entre enfermeiros, auxiliares e pessoal administrativo”, destacou O Cidadão na época.
Na época, em seu último ano de administração, o prefeito de Taboão da Serra José Vicente Buscarini deu a missão de terminar as obras da unidade para o secretário de saúde, Dr. Roberto Ballon Baldi. A unidade vinha funcionando provisoriamente em um imóvel adaptado, que não atendia a população adequadamente.
A prefeitura previa uma ampliação dos serviços de saúde na unidade. “Quando em pleno funcionamento, o novo prédio da UBS do Jd. Helena ainda permitirá a instalação de ambulatório de especialidades, onde a população poderá contar com oftalmologistas, cardiologistas, dermatologistas, neurologistas, ortopedistas, gastro e otorrino”.
A unidade do Jd. Helena foi uma das mais importantes, atendendo uma população de mais de 20 mil habitantes na época. Com a instalação da AME, pelo Governo do Estado, no prédio, a UBS referência do bairro foi deslocada em 2016 para a recém-inaugurada UBS do Marabá / Oliveiras.
E tem mais
Na mesma edição do Jornal O Cidadão, a página de esportes lembrava um dos primeiros times de futebol de várzea de Taboão da Serra. A foto de 1956 do E.C. Vila Nova mostra a equipe formada
por moradores do Jd. Maria Rosa, muitos deles de Minas Gerais, que resolveram homenagear a equipe das alterosas.
Na foto: Sr. Chico (pai do Caju), Paredão, Ettore, Frederico, Sebastião e Luis Carteiro. Agachados: Zé da Padaria, Miúdo, Izaltin Américo, Valter Bigolin e Paulé.