UBS Jardim Silvio Sampaio passa por reforma em Taboão da Serra
Unidade de saúde passa por um processo de modernização; a obra inclui troca de piso, pintura, reparos na cobertura e revisão das instalações hidráulicas e elétricas
A empresa contratada pela prefeitura para as obras foi a JB Construções e Empreendimentos Eireli
Matheus Herbert, Gazeta de S.Paulo
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Silvio Sampaio em Taboão da Serra passa por uma reforma. A empresa contratada pela prefeitura foi a JB Construções e Empreendimentos Eireli. O valor total para as obras é de R$ 218.196 e a conclusão dos serviços está prevista para setembro deste ano. O posto de saúde fica na rua Siderópolis, nº 276, e o atendimento não precisou ser interrompido.
O anúncio da reforma na unidade foi publicado no Diário Oficial do município. Na edição nº 1034 a prefeitura torna público que o posto passará por uma reforma após contratar a empresa JB Construções e Empreendimentos Eireli através de um “Convite”. Segundo a Lei de Licitações, a Carta Convite é a modalidade que pré-seleciona os candidatos que vão participar do processo licitatório.
Procurada, a Prefeitura de Taboão da Serra informou à Gazeta que a unidade de saúde passa por um processo de modernização. A obra inclui troca de piso, pintura, reparos na cobertura e revisão das instalações hidráulicas e elétricas.
Atualmente, o município de Taboão da Serra conta com 13 unidades básicas de saúde.
Obras paralisadas
Ainda na área da saúde, os moradores do Parque Laguna, também em Taboão da Serra, aguardam a retomada das obras da nova UBS do bairro. Os serviços foram interrompidos por divergências no projeto. A empresa que comandava as obras havia sido contratada na gestão anterior.
Através de uma nota, a prefeitura disse a reportagem que “há uma ação judicial na referida obra em que o perito judicial está analisando incompatibilidade entre projeto e a execução. Aguardando laudo técnico pericial”, divulgou.
Importância de uma UBS
As unidades básicas de saúde (UBS) prestam atendimentos básicos e gratuitos em diversas especialidades como: pediatria, ginecologia, clínico geral e odontologia, além da coleta de exames.
De acordo com o Ministério da Saúde, na UBS, que é a porta de entrada para o primeiro atendimento do morador, ele deve ter acesso a consultas médicas, vacinação, fornecimento de medicação básica e encaminhamento para especialidades. O objetivo é que na unidade, além da prevenção, o morador receba o tratamento e seja acompanhado.